Testes ao novo Porsche 911 dão a volta ao mundo

Com chegada prevista para o início de 2019, a oitava geração do desportivo germânico está já a ser otimizada com provas nos mais diversos cenários e continentes. A marca revelou agora o extenso programa de desenvolvimento do novo Porsche 911 Capacidade para andar nas pistas e também ser conduzido no dia-a-dia sem problemas. Esta é a caraterística que faz do 911 o desportivo com mais sucesso do mundo, e a marca pretende agora levar esta versatilidade para novos patamares com a geração 992. Para comprovar que esse é mesmo o objetivo, desvendou agora como está a ser o programa de desenvolvimento do novo Porsche 911. E, como as fotos espia já tinham deixado antever, sem dúvida que a marca tem andado bem ocupada... [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/11/P18_0724_a3_rgb.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/11/P18_0725_a3_rgb.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/11/P18_0726_a3_rgb.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/11/P18_0728_a3_rgb.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/11/P18_0730_a3_rgb.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/11/P18_0731_a3_rgb.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/11/P18_0732_a3_rgb.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/11/P18_0733_a3_rgb.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/11/P18_0736_a3_rgb.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/11/P18_0723_a3_rgb.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/11/P18_0735_a3_rgb.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/11/P18_0724_a3_rgb-1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/11/P18_0733_a3_rgb-222222.jpg] São já mais de três milhões de quilómetros percorridos em testes com os protótipos do desportivo (já caçados em vídeo), que têm sido colocados à prova nos mais diversos cenários de condução e condições atmosféricas. O objetivo é garantir a exigida fiabilidade ao 911 992, como explicou o Chefe do Projeto de desenvolvimento da nova geração, Andreas Pröbstle. "O grupo propulsor deve trabalhar sem falhas, tal como os seus fluídos, sistemas, processos e ecrãs. É a única forma de obter a garantia de que o veículo é capaz de circular em todas as regiões do globo sem falhas". O chassis e motor foram o foco nas primeiras provas, de forma a garantir a referida adaptação à condução diária ao mesmo tempo que as performances são melhoradas. Seguiram-se testes de resistência e ao funcionamento do habitáculo e instrumentos. Além disso, também são verificadas as capacidades das assistências de condução e dos sistemas de conetividade, até porque o Porsche Connect tem especificidades para cada país.   Durante estes três milhões de quilómetros, o programa de desenvolvimento do novo Porsche 911 enfrentou uma amplitude térmica de 85º. Isto deriva do facto das provas de calor, no Médio Oriente e Vale da Morte (Estados Unidos) terem visto os termómetros marcar até 50º Celsius, enquanto no frio da Finlândia as temperaturas desceram até -35º Celsius. Além disso, o carro teve de enfrentar altitudes até 4300 metros no Monte Evans (Colorado), que foram essenciais para comprovar como o motor biturbo se comporta em locais com ar mais rarefeito. O "local de visita" seguinte foi a China, onde os circuitos locais foram visitados. Mas a passagem por este país teve obviamente outro grande objetivo, que foi avaliar como este Porsche se comporta em cenários de grandes engarrafamentos. Também na Alemanha foi testado o funcionamento em ambiente urbano, bem como nos trajetos entre grandes cidades. Mas, obviamente, o programa de desenvolvimento do novo Porsche 911 não podia deixar de fora dois dos mais famosos circuitos europeus, com a nova geração do desportivo a ser também afinada em Nurburgring e Nardo. É caso para dizer que quase só faltou levar o carro a Marte para fazer testes. Mas essas loucuras de colocar carros no espaço podem ficar, por agora, reservadas para Elon Musk...