Com preço a condizer. Prodrive mostra primeiras fotos do "ressuscitado" P25

Depois do primeiro esboço, a britânica Prodrive acaba de mostrar as primeiras imagens, além de mais informações, do exclusivo P25.

Depois do primeiro esboço, a britânica Prodrive acaba de mostrar as primeiras imagens, além de mais informações, daquele que promete ser sucessor directo do icónico Subaru Impreza 22B da década de 90. Uma verdadeira proposta para apaixonados, de nome P25, mas que, fruto também da exclusividade, tem igualmente preço "à medida": qualquer coisa como 460 mil libras esterlinas, ou seja, mais de meio milhão de euros!

Com uma produção limitada a não mais que 25 unidades, o que o torna ainda mais exclusivo que o Subaru Impreza 22B original, do qual foram fabricados um total de 424 viaturas, o Prodrive P25 tem por base o mesmo chassis do Impreza original, a partir do qual, o preparador britânico que ganhou fama nos ralis, precisamente, com a versão de competição do 22B, aplicou uma forte componente de carbono. A começar, pelos painéis externos da carroçaria, assim como pela enorme asa traseira.

O mesmo se passa, de resto, no interior, onde os painéis das portas, assim um conjunto de bancos dianteiros, opcionais, recorrem igualmente ao carbono, como forma de não só criar um ambiente fortemente desportivo, como também ajudar à redução no peso.

Com uma estética que praticamente replica as linhas do 22B, o Prodrive P25 não abdica, sequer, da emblemática asa traseira daquele que foi um dos Subaru para o WRC mais famosos de sempre
Com uma estética que praticamente replica as linhas do 22B, o Prodrive P25 não abdica, sequer, da emblemática asa traseira daquele que foi um dos Subaru para o WRC mais famosos de sempre

Com motor Boxer, é claro!…

Aliás e embora a Prodrive não avance com dados concretos quanto ao peso final, o preparador revela que este P25 perdeu, no mínimo, 1200 kg, graças à dieta de carbono. Emagrecimento que foi acompanhado pela introdução de um trem de força do mais moderno que a Subaru tem e que, no fundo, passa pelo novo quatro cilindros boxer de 2,5 litros. O qual, graças também à "magia" da Prodrive, traduzida em componentes internos mais robustos e um turbocompressor capaz de ajudar a garantir mais de 400 cv de potência.

LEIA TAMBÉM
Agora P25. Prodrive ressuscita o icónico campeão de ralis Subaru Impreza WRC

Conectado a uma caixa sequencial de seis velocidades com patilhas no volante e - claro! - tracção integral permanente, além de um sistema tipo Launch Control ao estilo WRC, o P25 consegue, assim, acelerar dos 0 aos 100 km/h em não mais que 3,5 segundos, assegura a empresa britânica.

Ainda no capítulo técnico e com o modelo britânico a manter a mesma configuração tricorpo do 22 original, a presença de uma suspensão McPherson atualizada com amortecedores ajustáveis, molas e barras estabilizadoras optimizadas para um desempenho forte no alcatrão, além de um sistema de travagem com não apenas discos maiores (15 polegadas), como também pinças de seis pistões à frente, tudo agregado a rodas Prodrive de 19".

Interior à imagem do 22B dos anos 90

Quanto ao habitáculo e embora o preparador nada mostre para já, é a própria Prodrive que garante que o P25 ostentará um interior capaz de transmitir as mesmas sensações do modelo dos anos 90, ainda que revestido a materiais mais nobres, como é o caso do couro, da Alcantara e do carbono. Sendo que, não faltará sequer um ecrã de alta definição e a praticamente toda a largura do tablier, no qual será possível aceder não somente um registo dos dados da condução, como também a um sistema de vários modos de condução. Concebidos tanto para a utilização em estrada, como nas pistas.

Embora inspirado no Passado, o P25 recorre ao Boxer mais evoluído da Subaru, a debitar mais de 400 cv
Embora inspirado no Passado, o P25 recorre ao Boxer mais evoluído da Subaru, a debitar mais de 400 cv

De resto e embora refira que pretende disponibilizar o P25 com banco traseiro, numa configuração de quatro lugares, a Prodrive também diz estar preparada para, caso seja esse o desejo de algum cliente, trocar o banco traseiro por uma gaiola de protecção parcial. E que será uma solução mais interessante para todos aqueles que pretendam utilizar este modelo em situações mais extremas.

Preços? Upa, Upa…

E já que falamos de clientes, a revelação - já esperada, é certo... - de que este P25 será tudo menos barato, com o fabricante a revelar que pretende vender cada uma das 25 unidades por um valor que começa nas 460.000 libras, ou seja, pouco mais de 535 mil euros, à cotação atual. Mas, atenção: preço ainda antes de impostos, ou seja, IVA, que nos Reino Unido é atualmente de 20%.

A primeira imagem divulgada do P25, ainda como esboço
A primeira imagem divulgada do Prodrive P25, ainda como esboço, a que se seguiram as três imagens agora difundidas, com mais algumas informações

No entanto e caso, tal como acontece connosco, este seja um brinquedo claramente fora das nossas capacidades do estimado leitor, então, resta apenas sentarmo-nos tranquilamente e esperar pela próxima edição do Goodwood Festival of Speed, já no próximo fim-de-semana. Evento em que o P25 promete mostrar-se, pela primeira vez, ao vivo.

Quantos aos restantes, afortunados, que podem ainda ter a ambição de vir a garantir uma das prometidas 25 unidades, também vão gostar de saber que as primeiras entregas estão previstas para o final deste ano.