Especialmente entre os leitores que já entraram nos "entas" (quarentas, cinquentas, etc...), o Subaru Impreza WRX STI do Mundial de Ralis, preparado pela britânica Prodrive, continua, ainda hoje em dia, a alimentar o Sonho. O que leva à pergunta: o que diria o leitor, se a Prodrive estivesse a preparar um digno sucessor desse mítico modelo?...
A verdade é que a história entre a Subaru e a Prodrive é já extensa, especialmente, depois do caminho feito em conjunto no Campeonato do Mundo de Ralis, durante as décadas de 1990 e 2000, em que o hoje em dia icónico Subaru Impreza WRX STI, preparado pelo preparador britânico, fez muitas das delícias dos fãs dos automóveis. Tornando-se, inclusivamente, um verdadeiro objecto de desejo, naquela que seria a sua versão de estrada, entre os "viciados" em emoções fortes ao volante.
No entanto e como também diz a sabedoria popular, "o que é bom, acaba depressa", e o Impreza WRX acabou, como muitos outros, ultrapassado pelo próprio Tempo. Deixando, no entanto, para trás, uma incontável falange de àvidos fãs, que nunca mais esqueceram o modelo. Mas que, agora, acabam de receber a notícia há muito desejada...
Ver esta publicação no Instagram
O anúncio foi feito pela própria Prodrive, que, nas suas redes sociais, agendou a apresentação de um novo carro, de nome P25, cujo primeiro teaser não esconde a inspiração no Subaru Impreza WRX STI que fez furor no Mundial de Ralis!
LEIA TAMBÉM
Ferrari do deserto? Prodrive Hunter estreia como supercarro de todo-o-terreno
Com apresentação agendada para o próximo dia 25 de maio, a primeira imagem deste novo carro não é, no entanto, mais do que um simples traço delimitador da carroçaria. Mas que, ainda assim, não esconde as semelhanças com o carro de competição da década de 90 do século passado.
No entanto e por outro lado, há também o "mistério" da escolha do 'P' para o nome, ainda que este possa significar, apenas e só, o nome da empresa, Prodrive. Enquanto o número 25, poderá ser uma referência a uma data em particular.
De resto e uma vez que, no post, o preparador britânico pouco mais diz, a não ser "um ícone redefinido, assim é o P25", também é possível pensar que se trate de uma recriação de homenagem ao famoso modelo de estrada Impreza 22B STI.
Subaru já descartou novo WRX STI
Seja qual for a ideia por detrás deste P25, a verdade é que a decisão da Prodrive dificilmente poderia vir em melhor altura. Isto, especialmente depois da Subaru ter anunciado a decisão de não desenvolver nova versão WRX STI do próximo Impreza. A não ser, mas de certeza não para já, que o regresso possa ser feito com recurso à eletrificação.
Quanto à Prodrive, está, neste momento, envolvida na produção de 25 unidades do Hunter, versão de estrada do BRX Hunter T1+ Dakar Rally, equipado com motor V6 biturbo de 3,5 litros de origem Ford, a debitar mais de 600 cv, e que, anunciou já o preparador, terá um preço de entrada a rondar os 1,5 milhões de euros.