Chamar-se-á Hunter. Prodrive cria versão de estrada do protótipo para o Dakar

A britânica Prodrive prepara-se para fazer uma versão homologada para estrada do seu protótipo para o Dakar, o 'Hunter'.

Conhecida, em particular, pelo envolvimento na competição, a britânica Prodrive prepara-se para dar o passo que poucos esperavam: fazer uma versão homologada para estrada do seu protótipo para o Dakar. O qual, mantendo o nome de Hunter, deverá anunciar mais de 505 cv de potência e custará um milhão de libras!

O anúncio desta intenção foi feito, pela própria Prodrive, em declarações exclusivas à também britânica Autocar, acrescentando que, o modelo que se prevê hiper-exclusivo, deverá contar com um protótipo para testes de estrada, ainda este ano.

Ainda em declarações à mesma publicação, o fabricante de veículos de competição acrescentou que a versão de estrada do modelo com participou na última edição do Dakar, na Arábia Saudita, e que ajudou o espanhol Nani Roma a terminar no quinto lugar, deverá ser fabricada nas instalações da própria Prodrive, em Banbury, pelas mãos da equipa de engenheiros e técnicos que têm desenvolvido veículos de competição como, por exemplo, os GT da Aston Martin, que venceram em Le Mans.

O 'Hunter' da Prodrive para o Dakar 2021

Baptizada, comercialmente, com o mesmo nome do veículo de competição, 'Hunter' - mas que o fundador e CEO da Prodrive, David Richards, também descreve como "o Ferrari do deserto" -, a futura versão de estrada do BRX deverá contar com uma carroçaria desenhada pelo ex-director de design da Jaguar, Ian Callum. A qual, no entanto e segundo garante desde já Richards, não abdicará das semelhanças com o modelo de competição.

LEIA TAMBÉM
Rali Dakar vai criar categoria para veículos clássicos e históricos

Aliás, acrescenta o mesmo responsável, o 'Hunter' manterá, basicamente, as mesmas dimensões, suspensões e estrutura, do veículo que alinhou no Dakar 2021, além do mesmo motor - um V6 3.5 litros twin-turbo de origem Ford, o qual foi, no entanto, profundamente revisto pela equipa da Prodrive.

Desta forma, o propulsor passou a debitar os 405 cv de potência que são o limite máximo permitido no Dakar, ainda que e graças à experiência já acumulada com outros carros de competição, com os engenheiros a ficarem com a certeza de que será fácil retirar muito mais deste V6.

Segundo revelou Richards à Autocar, o objectivo é conseguir que a versão de estrada exiba uma potência a rondar os 505 cv, ou seja, mais do que o modelo de competição. Seja que, a par deste aumento de potência, existirá, ainda, uma transmissão mais "sofisticada" e um interior "totalmente desenhado", mais confortável, naturalmente, que o do BRX.

O Hunter by Prodrive

"Nunca, nem ninguém, fez um carro como este. Imaginem um carro de estrada capaz de atravessar dunas de areia a 160 km/h e ser capaz de fazê-lo ao longo de mais de 480 quilómetros, porque a dimensão do depósito de combustível o permite. Vai ser muito emocionante!", comenta, em declarações à publicação britânica, o CEO da Prodrive.

Quanto ao preço, a Autocar avança que, uma vez pronto e no mercado, o 'Hunter' apresentará um preço base de um milhão de libras, qualquer coisa como 1,17 milhões de euros, à taxa de conversão atual.