Primeiros autocarros elétricos da Mercedes-Benz em Portugal foram para Leiria

Os primeiros dois autocarros Mercedes-Benz eCitaro vendidos em Portugal já estão em Leiria, devendo entrar em breve ao serviço...

Os primeiros dois autocarros Mercedes-Benz eCitaro vendidos em Portugal já estão em Leiria, devendo entrar em breve ao serviço da Rodoviária do Lis.

Os primeiros dois autocarros elétricos urbanos da Mercedes-Benz, eCitaro, que vieram para Portugal já estão em Leiria e serão operados pela Rodoviária do Lis, empresa do Grupo Barraqueiro.

Os dois Mercedes-Benz eCitaro de 12 metros de comprimento estão equipados com baterias de polímero de lítio, com uma capacidade de 400 kWh, oferecendo uma autonomia entre 280 e 300 quilómetros. Graças à sua estrutura modular, os módulos da bateria estão localizados no tecto do veículo e na parte traseira. A EvoBus reivindica que esta solução permite alcançar uma elevada "eficiente, mesmo em condições desafiantes". 

Mercedes-Benz eCitaro da Rodoviária do Lis / Imagem: Foco Criativo

Os Mercedes-Benz eCitaro da Rodoviária do Lis distinguem-se pelo design interior confortável e acolhedor. A configuração dos veículos permite transportar 33 passageiros sentados e 44 em pé. Os utilizadores têm à sua disposição cinco tomadas duplas para carregamento de dispositivos móveis.

Os veículos foram decorados pela empresa Foco Criativo e revelou as primeiras imagens do veículo nas redes sociais.

Avançados sistemas de segurança

A Daimler Buses tem apostado fortemente na introdução de avançados sistemas de assistência nos seus veículos e o Mercedes-Benz eCitaro não é exceção, destacando-se o assistente de travagem para autocarros urbanos, Preventive Brake Assist, que avisa o condutor antes de uma colisão com um obstáculo e reage também a peões em movimento, sendo o primeiro sistema do seu tipo a nível mundial e o Sideguard Assist, que apoia o condutor em situações críticas com visibilidade limitada nas situações de mudança de direção. 

LEIA TAMBÉM
Em dois anos. Daimler Buses forneceu 864 autocarros para Grande Lisboa

O autocarro urbano elétrico da Mercedes-Benz também está equipado com o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alerting System) que tem como objetivo simular o ruído do motor a combustível para alertar os pedestres. 

Além disso, o sistema de controlo de oscilação transversal WNR (Roll pitch control) para autocarros urbanos, também está presente e tem a função de amortecer os movimentos de oscilação transversal e longitudinal do veículo, em  da situação de condução.

A autonomia do Mercedes-Benz eCitaro pode chegar aos 300 quilómetros / Imagem: Foco Criativo

Para contribuir para a redução do consumo de energia, a Daimler Buses aposta em sistemas de direção inteligentes como o EHPS (Intelligent eco steering) - uma direção assistida eletro-hidráulica. Para uma melhor visibilidade do condutor, os veículos estão equipados com faróis médios e máximos de tecnologia LED, que permite uma iluminação ampla e precisa da estrada.