Primeiro Ferrari saiu para as estradas há 70 anos

Foi a 12 de março de 1947 que as portas de Maranello se abriram para que pela primeira vez um Ferrari pudesse acelerar velozmente sobre o asfalto. https://www.youtube.com/watch?v=_9jPDKwSbKA A Ferrari está a celebrar este ano 70 anos de produção, através de diversas edições especiais dos seus modelos e também um site específico e vídeos e galerias de imagens (como os que surgem neste artigo) que assinalam o seu passado histórico. Foi ontem assinalado precisamente o 70º aniversário desde que o primeiro desportivo deixou as instalações da marca, quando as portas de Maranello se abriram para que o 125 S que surge nas fotos poder acelerar pela primeira vez em estrada aberta. Este era um modelo com motor W12 de 1,5L, que ostentava o estilo das barchettas clássicas que era marcado pelas rodas cobertas. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/image00001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/image00004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/image00005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/image00006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/image00007.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/image00009.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/image00010.jpg] Foi nesse momento que começou uma das mais belas histórias do mundo automóvel, e também foi o 125 S que ficou responsável por dar início à forte ligação com o desporto motorizado. Embora não tenha conquistado a primeira corrida que disputou, este Ferrari conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio logo na segunda prova em que participou, o Grand Prix de Roma de 20 de maior de 1947, completando as 30 voltas e 137km desta competição com uma média de 88,5km/h. DEsde então muitos outros triunfos se seguiram em etapas do Mundial de Fórmula 1, onde se estreou em 1950, e outras corridas míticas como as 24 Horas de Le Mans. Além da ligação ao mundo desportivo, também a exclusividade da produção ajudou a criar o mito da Ferrari, que já nos ofereceu máquinas incríveis como o 250GTO, o Testarossa, o F40 ou mais recentemente o híbrido LaFerrari, cuja versão descapotável pode ver no vídeo que recria a saída para as estradas do 125 S. A última página na história da Ferrrari foi o novo 812 Superfast apresentado no Salão de Genebra, responsável por dar continuidade à valiosa e bela história da marca transalpina. Ainda hoje não perca no site da Turbo um artigo que lhe vai mostrar os dez vídeos com mais visualizações do Cavallino Rampante.