Primeiro "carro voador" de produção aterra em Genebra

O resultado do inovador projeto da companhia holandesa PAL-V será apresentado no Salão de Genebra. Falamos do Liberty, um carro voador com três rodas e hélices cuja primeira edição poderá ser encomendada por cerca de meio milhão de euros. O Liberty é um triciclo homologado para circular em estrada e no ar concebido pelos holandeses da PAL-V. Este veículo estreará no Salão de Genebra e já tem a primeira edição projetada, a 'Pioneer Edition', disponível por um preço a partir dos 500 mil euros. Esta módica quantia inclui treino de voo e personalização de componentes. Apenas 90 unidades desta edição do carro voador serão vendidas, cerca de metade para o continente europeu. Posteriormente será comercializada a edição "normal", com menos extras mas que manterá a oferta do curso de voo, com preços a partir dos 300 mil euros. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Liberty-Pal-V-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Liberty-Pal-V-3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Liberty-Pal-V-4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Liberty-Pal-V-5.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Liberty-Pal-V-6.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Liberty-Pal-V-7.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Liberty-Pal-V.jpg] Este carro voador tem dois motores, um para a condução em estrada, capaz de debitar 100 cv de potência, e outro para voar, com uma potência próxima dos 200cv. Este conjunto baseia-se no sistema de propulsores Rotax. A conversão do modo de condução para o de piloto demorará entre 5 a 10 minutos, sendo uma "metamorfose" automática que necessita de apoio do condutor para algumas funções como desdobrar as hélices e montar o propulsor. O condutor/piloto terá de estar licenciado para voar e não poderá aterrar e voar em qualquer lado, sublinha a PAL-V. https://www.youtube.com/watch?v=GfMNtCPChxo A companhia refere que o barulho gerado pelo Liberty em modo de voo será parecido ao de uma pequena asa de um avião, sendo muito mais reduzido do que o de um helicóptero. A velocidade máxima que atinge em terra é de 160 km/h, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 9 segundos, e consegue atingir altitudes de até 3500 metros e voar a velocidades de 180 km/h. A PAL-V colaborou com empresas italianas de design para conceber o carro voador e testou protótipos em 2009 e 2012. "Após anos de trabalho árduo, de ultrapassar desafios técnicos e de qualificação, a nossa equipa criou com sucesso um inovador carro voador que cumpre os padrões de segurança determinados por organismos reguladores pelo mundo", revela Robert Dingemanse, CEO da empresa. https://www.youtube.com/watch?v=d_eAgJuEqfY Parece algo saído de um filme de ficção científica, mas a verdade é que já em março o carro voador aterra/pára em Genebra… Fonte: AutoCar