Está confirmada a produção do primeiro Aston Martin totalmente elétrico. Apresentado há cerca de dois anos como concept, o RapidE entrará em produção em 2019. A Aston Martin é mais uma das marcas a confirmar a aposta nas motorizações de emissões 0, e revelou agora os seus planos iniciais neste campo. O fabrico do primeiro Aston Martin totalmente elétrico, o RapidE, será limitado a 155 unidades, integrando-se na estratégia delineada por Andy Palmer, responsável máximo da marca britânica, no plano da marca 'Second Century Plan', que inclui apostas na locomoção elétrica. O RapidE, que já tinha sido referenciado por diversas vezes como a materialização das intenções da Aston Martin em fabricar um veículo 100% elétrico, será uma variante do Rapide. O modelo, que conta com com a colaboração da Williams Advanced Engineering, será de quatro portas e terá a aparência semelhante à do Rapide S, mas com um propulsor totalmente elétrico ao invés de um V12 característico da Aston Martin. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/RapidE_01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/RapidE_02.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/RapidE_03.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/RapidE_02_635.jpg] Andy Palmer destaca que "o RapidE representa um futuro sustentável em que os valores da Aston Martin, como é o caso do estilo sedutor e da performance suprema, não se limitam a conjugar-se com um sistema de propulsão zero emissões, mas serão antes valorizados pelo mesmo". No entanto a marca não contempla brevemente uma transição completa para modelos elétricos, pois "os motores de combustão têm estado no coração da Aston Martin há mais de um século e irão continuar nos próximos anos", garante o responsável. O RapidE "é a concretização da capacidade da Aston Martin de abraçar mudanças radicais", sublinha Palmer, considerando que os novos automóveis se manterão "fiéis aos valores da marca". Recorde-se que a Aston Martin prevê agitar o mercado com um automóvel novo por ano até 2023, inclusivamente para enfrentar a aposta da Ferrari com o 488 GTO, o seu primeiro SUV (o DBX) e prometendo mais surpresas.