A carreira 706 da Carris é a primeira a ser operada por autocarros elétricos em Lisboa, entre Santa Apolónia e Cais Sodré.
A carreira 706 da Carris, entre Santa Apolónia e o Cais do Sobré, passou a ser operada por autocarros elétricos, sendo a primeira da empresa a ser servida por esta tipologia de viaturas.
A empresa de transportes públicos da capital sublinha que está a ser feita uma aposta neste tipo de equipamentos para renovação da frota e na descarbonização total até 2040.
A operação é assegurada por autocarros Caetano e.CityGold, com 12 metros de comprimento e lotação para 71 passageiros, incluindo 34 sentados, 36 de pé e um de mobilidade reduzida.
Autocarros fonecidos pela CaetanoBus
Os autocarros elétricos da Carris vêm equipados com baterias de última geração, que oferecem uma autonomia de até 170 quilómetros. O tempo médio de carregamento é de aproximadamente cinco horas. A sua utilização permite evitar a emissão de 1,5 quilos de dióxido de carbono por cada quilómetro percorrido. Outra vantagem consiste na diminuição significativa dos custos com energia e manutenção.
A Carris possui atualmente 11 autocarros elétricos na sua frota, estando prevista a aquisição a curto prazo de mais quatro unidades para aumentar o seu número para 15. O plano de investimentos da Carris contempla ainda o lançamento este ano de um novo concurso público para adjudicação de mais 30 autocarros elétricos.