As previsões de vendas de veículos ligeiros em todo o mundo para o ano de 2024 apontam para números na ordem dos 88,3 milhões, um crescimento de 2,8% face a 2023 e 8.9% relativamente a 2022.
Os analistas acreditam que no próximo ano poderão ser vendidos 88,3 milhões de veículos ligeiros em todo o mundo, já que a indústria está a recuperar da crise pandémica do COVID-19 e dos constrangimentos subsequentes na cadeia de abastecimento.
A consultora S&P Global Mobility refere que as vendas globais de veículos ligeiros deverão crescer 2,8% em 2024 face a 2023, ano em que deverão chegar a quase 86 milhões de unidades.
A concretizar-se esta projeção representa um aumento significativo de 8,9% face a 2022 e no próximo ano as vendas deverão crescer em mercados relevantes como a Europa, Estados Unidos e China.
De acordo com a S&P Global Mobility, as vendas deverão subir 2,9& na Europa para 15,1 milhões de unidades, apesar da redução dos subsídios à aquisição de veículos elétricos, aos riscos de recessão económica e do preço elevado dos automóveis.
Crescimento nos EUA e China
Quanto aos Estados Unidos, as vendas deverão aumentar 2% para 15,9 milhões de unidades e o segmento dos veículos elétricos a bateria deverá crescer particularmente depressa. Até ao final do próximo deverão estar em comercialização 100 veículos elétricos a bateria nos Estados Unidos.
"Numa altura em que a indústria automóvel está a procurar regressar à normalidade no que se refere à cadeia de abastecimento, os consumidores norte-americanos irão encontrar problemas de acessibilidade devido às elevadas taxas de juro, às condições apertadas de crédito e à lenta diminuição dos preços dos veículos novos", comenta Chris Hopson, responsável de estudos de vendas de veículos para o mercado norte-americano da S&P Global Mobility.
"A incerteza do consumidor traduz-se numa expetativa de aumento suave das vendas de automóveis no próximo ano", acrescenta.
Na China, as vendas podem aumentar 4,2% para 26,4 milhões de unidades. A taxa de penetração dos veículos com novas energias também deverá começar a subir e representar 44% do total das novas matrículas, um aumento face aos 36% de 2023.
Cada vez mais elétricos
Curiosamente, a consultora acredita que a produção mundial de veículos deverá diminuir ligeiramente em 2024. Este ano, a indústria fabricou cerca de 89,8 milhões de unidades, um aumento de 9% face a 2022, mas no próximo ano poderá diminuir 0,4% para 89,4 milhões.
LEIA TAMBÉM
Para DS, Peugeot, Jeep e Opel. Stellantis aumenta produção do novo motor M3
A penetração dos veículos elétricos vai continuar a aumentar em 2024 e poderá representar 16,2% do total em todo o mundo de ligeiros de passageiros contra os 12% em 2023.