Acabaram as boas notícias. Preço dos combustíveis já estão outra vez a subir

Depois de três semanas a cair, os preços dos combustíveis voltam a registar tendência contrária de subida, engolindo a última descida.

Depois de três semanas a cair, eis que os preços dos combustíveis voltam a registar tendência contrária, ou seja, de subida. Com o aumento previsto para esta semana a engolir, inclusive e por completo, a última descida.

Segundo revelam os últimos dados divulgados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), a subida prevista para esta semana aponta no sentido de que o preço de um litro de gasolina simples 95 venha a custar mais 2,5 cêntimos, enquanto, no gasóleo simples, o aumento do preço do litro deverá rondar os 2 cêntimos.

Assim e uma vez aplicadas estas subidas, as previsões são de que a gasolina venha a apresentar, esta semana, um preço de referência de 1,754 €/litro, ao passo que, o gasóleo, deverá ser comercializado, nos postos de combustível, a um preço de 1,707 €/litro.

No entanto, a DGEG também recorda que estes preços podem sofrer alterações consoante o posto e a região do País onde este se encontre, pelo que a recomendação é que todos os consumidores recorram ao portal 'Preço dos Combustíveis Online', para aí verificarem quais os revendedores com os combustíveis mais baratos, na área onde residem ou trabalham.

Ainda segundo os dados já divulgados pela DGEG, o preço da gasolina subiu 8,8 cêntimos desde o passado mês de julho, enquanto o gasóleo protagonizou uma subida ainda maior: 21,1 cêntimos. Montantes a que há ainda que somar o descongelamento gradual da taxa de carbono, levado a cabo pelo Governo, e que representou um aumento adicional de 2 cêntimos.

LEIA TAMBÉM
Volvo promete despedir-se do Diesel já em 2024

Assim e fruto destes aumentos, encher um depósito de 60 litros com gasolina tornou-se cerca de 5,28 euros mais caro, enquanto, com gasóleo, o impacto na carteira do consumidor foi de 13,86 euros.

A terminar, recordar, ainda, que, de acordo com o último boletim sobre combustíveis com origem na Comissão Europeia, Portugal tem a 10.ª gasolina de 95 octanas mais cara da Europa, mercê de um preço de referência cerca de 0,6 cêntimos acima da média europeia. Já o gasóleo, ocupa a 15.ª posição no ranking europeu.