Preço dos combustíveis dispara com maior prejuízo do gasóleo

Depois dos aumentos ligeiros das últimas semanas, eis que a verdadeira “tempestade” acaba de chegar às bombas de combustível, trazendo aquele que é o maior aumento nos preços da gasolina e do gasóleo, dos últimos meses! É preparar a carteira…

As previsões da generalidade das entidades que operam no sector, entre as quais a Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), apontam para que, já esta segunda-feira, tanto a gasolina, como o gasóleo, estejam consideravelmente mais caros nos postos de revenda.

Segundo as estimativas, o gasóleo será o combustível que mais sofrerá com este aumento, podendo registar uma subida de cinco cêntimos no preço por litro, passando a custar qualquer coisa como 1,644€/litro.

Já o preço da gasolina, deverá sofrer um aumento na ordem dos três cêntimos por litro, o que fará com que passe a ostentar um preço de referência a rondar os 1,751€/litro.

Importa referir que estes são preços meramente indicativos, podendo o valor real de comercialização de ambos os combustíveis variar consoante, não só o nível de concorrência numa dada região, como segundo a oferta e procura existentes. Sem esquecer os custos suportados por cada posto.

Desta forma, a DGEG também recomenda a consulta do site “Preço do Combustível Online”, onde os consumidores podem confirmar quais os postos com o combustível mais barato, na área onde se encontram.

A terminar, recordar que esta é a sétima semana consecutiva de aumento do preço do gasóleo e a sexta da gasolina. Tendências que contribuem para que, segundo o mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal esteja no oitavo lugar entre os países da União Europeia com os combustíveis mais caros.