Poupar combustível ao volante tem um impacto direto na carteira do automobilista. Nesse sentido aqui deixamos alguns conselhos importantes que convém sempre recordar para melhorar a eficiência da condução.
Num contexto de preços elevados da energia - gasolina, gasóleo, gás de petróleo liquefeito (GPL), gás natural veicular (GNV) ou eletricidade, entre outros - tudo o que for feito para otimizar o consumo tem um reflexo positivo ao nível da carteira do automobilista.
Para ajudar a controlar este custo, a aplicação de estacionamento EasyPark decidiu ajudar os automobilistas com uma série de conselhos para reduzir o consumo de combustível, que convém sempre recordar.
Procurar conduzir eficientemente é uma das medidas, devendo-se evitar acelerações e reduções bruscas, além de utilizar o motor para reduzir.
Os condutores de veículos elétricos sabem que o ar condicionado tem um impacto direto - e desagradável - na autonomia. Todavia, o mesmo se aplica aos veículos de combustão, sendo recomendável controlar a temperatura, já que regular a temperatura do ar condicionado para 18ºC no verão ou 25ºC no inverno não será a decisão mais recomendável. Será preferível esperar algum tempo para ganhar temperatura.
As deslocações também podem ser recomendadas com recurso ao telemóvel. Algumas aplicações como a da EasyPark possuem uma funcionalidade que mostra as ruas onde é mais fácil estacionar. Isso permite poupar combustível ao não ter que dar voltas para encontrar um lugar disponível.
Atenção aos pneus e às revisões
Muitos automobilistas gostam de andar com o depósito quase vazio, mas se houver demasiado ar e o combustível não for suficiente - a chamada mistura pobre - o motor andará mais em esforço. Alguns estudos indicam que quanto maior for a quantidade de ar, maior será a evaporação de gasolina que se produz.
O peso tem naturalmente influência no consumo de combustível porque quanto maior a massa a deslocar, maior será a energia necessária. Por isso não é aconselhável andar com o carro sobrecarregado ou utilizá-lo como um armazém. Essa situação só fará aumentar o consumo.
LEIA TAMBÉM
Quer reduzir a peugada de carbono do seu automóvel? Dizemos-lhe como fazer
Igualmente importante é manter o pneus com a pressão recomendada pelo fabricante, já que tem uma influência entre 15% a 20% no consumo de combustível.
Referência ainda para o cumprimento dos intervalos de manutenção recomendados para que o veículo funcione a pleno rendimento. A mudança dos filtros de ar e de óleo são fundamentais para se obter uma combustão ideal e otimizar o consumo.