Os automobilistas portugueses acreditam nas vantagens ambientais dos SUV híbridos ou elétricos na transição energética, revela o estudo internacional Observador Cetelem Automóvel 2022. Os alemães, por sua vez, são os mais céticos.
Os automobilistas portugueses acreditam que os SUV híbridos ou elétricos terão um contributo positivo na transição energética e ajudarão a diminuir a dependência de energias fósseis, revelam as conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem Automóvel 2022.
De acordo com o inquérito realizado pela consultora Harris para o Cetelem em 17 países - África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, México, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia -, 77% dos 11 mil inquiridos consideram que a produção de SUV elétricos ou híbridos ajudar a reduzir o impacto ambiental dos mesmos.
Esta solução é mesmo a mais escolhida em países emergentes, assim como na Polónia, com taxas de resposta próximas ou superiores a 90%. Portugal, por seu lado, também acompanha esta tendência, apresentando um valor de 83%. Todavia, em países como a Alemanha, Bélgica e França, esta opinião tem menos adeptos, com taxas de resposta inferiores a 60%.
Relativamente ao tipo de veículo mais respeitador do meio ambiente, o SUV elétrico obtém uma média de 71% de opiniões favoráveis contra 29% dos veículos citadinos de combustão.
Ceticismo alemão
Por países, verifica-se que os SUV elétricos contam com o apoio incondicional de mercados emergentes como o Brasil (90%), o México e a Turquia (87%). Os automobilistas alemães (47%), belgas (56%) e noruegueses (59%) mostram-se mais céticos relativamente a esta opção.
Curiosamente, a Alemanha é o único país onde os citadinos de combustão (53%) vencem o SUV elétrico na opinião dos automobilistas.
A nível ibérico, tanto em Portugal (83%) como em Espanha (84%), os automobilistas apresentam opiniões favoráveis aos SUV comparáveis à dos inquiridos nos países emergentes.
Maior oferta
A esmagadora maioria dos inquiridos (83%) deste estudo do Observador Cetelem Automóvel 2022 considera que os construtores têm vindo a aumentar a oferta de SUV híbridos ou elétricos porque têm vindo a preparar o futuro, antecipando-se às restrições de circulação urbana de veículos a combustão previstas e tendo em conta os objetivos de neutralidade de carbono e o desaparecimento programado dos motores de combustão.
Além disso, 82% dos inquiridos acreditam igualmente que os construtores se apoiam neste tipo de motor para atingir os objetivos ambientais fixados. Já 79% dos entrevistados questionam a intenção dos construtores e consideram que estarão a aproveitar os motores híbridos e elétricos para aumentarem os seus preços. Todavia, 76% confiam que os construtores estão a agir de boa-fé e têm uma boa consciência ecológica.