Portugueses pedem 869 milhões em crédito para comprar carros usados

869 milhões de euros é o valor que os portugueses pediram emprestados nos primeiros seis meses deste ano para comprar automóveis usados

869 milhões de euros é o valor que os portugueses pediram emprestados nos primeiros seis meses deste ano para comprar automóveis usados.

De acordo com Correio da Manhã que cita documentos da Associação de Instituições de Crédito Especializado (AICE), o peso do segmento de usados volta a subir face ao mercado de novos.

Dos 1198 milhões de euros emprestados no primeiro semestre, atesta a mesma fonte, apenas 238 milhões de euros se destinaram à compra de viaturas de passageiros novos, contra 869 milhões para usados.

Os restantes 90 mil euros destinaram-se a veículos comerciais e veículos de duas rodas.

Deste modo, o peso do financiamento para a compra de usados passou de 64,5%, em 2016, para 72,5% no primeiro semestre de 2019, o que se traduz num aumento significativo.

"A apetência para crédito dos consumidores que adquirem viaturas usadas é superior à dos consumidores que adquirem viaturas novas", confirmou ao jornal da Cofina fonte da AICE, recordando também que "o número de viaturas usadas transacionadas a cada ano é cerca de três vezes superior ao número de viaturas novas".