Pelo Ambiente. Portugueses cada vez mais dispostos a comprar EV usados

Com as marcas a acelerarem rumo à mobilidade 100% elétrica, também os portugueses estão cada vez mais receptivos a comprarem EV usados.

Numa altura em que as marcas automóveis aceleram rumo à mobilidade 100% elétrica, também nos usados, os consumidores portugueses parecem cada vez mais receptivos aos veículos elétricos (EV). Tendência que, aliás, o mais recente Barómetro da Mobilidade da Carnext, garante que vai continuar a crescer.

Segundo este inquérito, realizado durante o último mês de maio de 2021, pela consultora OnePoll, a mais de 3000 condutores em sete países da União Europeia - Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Holanda e Portugal -, a abertura dos consumidores, nomeadamente portugueses, à compra de um elétrico usado, surge como cada vez mais notória.

Com os portugueses a revelarem uma consciência ambiental cada vez maior, os números agora apurados no Barómetro da Mobilidade da Carnext mostram que 66% dos inquiridos nacionais, diz sentir-se, hoje em dia, já à vontade, para adquirir um modelo elétrico ou híbrido usado.

As propostas elétricas, tais como o Nissan Leaf, são cada vez mais uma opção, também entre os usados
As propostas elétricas, tais como o Nissan Leaf, são cada vez mais uma opção, também entre os usados

Este valor é, de resto, igual ao registado, por exemplo, na Holanda. Mas, também, ultrapassado pelos resultados obtidos em Itália (84%) e Espanha (82%).

LEIA TAMBÉM
Veículos elétricos usados. Vale a pena a sua aquisição?

Ainda sobre a realidade portuguesa, o Barómetro da Mobilidade da Carnext conclui que, é na faixa etária 18-23 anos, que mais se nota esta disponibilidade (75%), logo seguida dos 46-55 anos (69%) e dos 36-45 anos (67%). Já entre os inquiridos com filhos, com idades dos 0 aos 17 anos, 69% garante que avançaria com a compra.

De salientar, igualmente, que, o impacto ambiental é apontado como um factor de peso crescente, na decisão de compra de carro, com 86% dos portugueses inquiridos a confirmar que esta questão terá, nos próximos anos, um peso cada vez maior. Colocando, mesmo, Portugal, no topo da tabela, logo seguido da Itália (85%) e da Espanha (83%).

Carregamento elétricos
O Ambiente é uma preocupação cada vez mais presente entre os consumidores

Em termos da divisão por faixas etárias, são os consumidores com idades entre os 24 e os 35 anos, e entre os 36 e os 45 anos, que maior preocupação revelam com este aspecto (87%), seguidos das faixas etárias 18-23 (72%) e 46-55 anos (70%).

Finalmente e ainda em Portugal, 86% dos inquiridos assume estar interessado em saber mais sobre escolhas sustentáveis na mobilidade do futuro, a mesma percentagem entre os condutores italianos. Já entre os espanhóis, o número sobe mesmo para os 88%.