Revela estudo. Portugueses gostariam que próximo carro fosse um híbrido

Um estudo indica que 47,7% dos portugueses gostaria de trocar de carro por um híbrido e 18,2% considera que a melhor solução é um elétrico

Um estudo indica que 47,7% dos portugueses gostaria de trocar de carro por um híbrido e 18,2% considera que a melhor solução é um elétrico a bateria. O trabalho indica igualmente que 27,3% dos entrevistados gostaria de adquirir um automóvel novo este ano.

Os portugueses gostariam de adquirir um veículo híbrido se tivessem oportunidade de trocar de carro, segundo revela um estudo efetuado pela DS Auto, marca do Grupo Decisões e Soluções dedicada ao setor automóvel.

De acordo com os resultados do estudo, 47,7% dos inquiridos afirmaram que gostariam de adquirir uma viatura daquele tipologia. Além disso, 18,2% dos entrevistados referiram que têm intenção de optar por um veículo elétrico a bateria (BEV). Isto significa que 65,6% dos inquiridos optaria por uma viatura mais ecológica.

Por outro lado, 31,8% dos inquiridos afirmou que continuaria a optar por veículos a combustão (gasolina e gasóleo), não fazendo grandes alterações à opção que têm atualmente.

Relativamente à intenção de compra, 27,3% dos inquiridos admite ter o objetivo de adquirir um novo automóvel este ano, um indicador bastante positivo tendo em conta os tempos de recessão económica que se vivem atualmente.

"É evidente que os portugueses estão cada vez mais preocupados com o ambiente e querem contribuir ativamente para a descarbonização através de escolhas mais amigas do ambiente", afirma Luís Rosa, Diretor Coordenador Nacional da DS AUTO.

Ainda há falta de informação

O responsável considera que ainda existe alguma falta de informação e de condições associados aos veículos elétricos, no que diz respeito aos carregamentos fora de casa e também à duração das baterias e perspetiva de valor futuro da viatura, o que faz com que a escolha principal recaia sobre os veículos híbridos, que aliam as duas realidades, ou seja baterias e combustão.

LEIA TAMBÉM
Conheça os diferentes segmentos em que se divide o mercado automóvel

"Na DS Auto temos estes fatores em conta e procuramos ter uma equipa especializada que consiga esclarecer as dúvidas dos nossos clientes, seja em relação aos veículos elétricos ou outras questões importantes na hora de escolher um novo automóvel", salienta Luís Rosa. 

"Os nossos stands oferecem um serviço personalizado, onde se encontram profissionais dedicados a encontrar a viatura indicada para cada cliente, sublinha o responsável deste grupo que já tem cerca de 500 lojas ou stands, contando com 500 mil clientes a nível nacional.