Portugal é o país da UE com emissões de CO2 de carros novos mais baixas

Segundo a Agência Europeia do Ambiente, Portugal é o país da União Europeia com a média de emissões de dióxido de carbono dos carros novos de passageiros mais baixa por quilómetro. O relatório compilou os dados de 28 países da UE de 2016. Nos automóveis novos de ligeiros de passageiros Portugal lidera a lista dos países com menos emissões de dióxido de carbono (CO2) por quilómetro. Os dados são referentes a 2016 e os resultados mostram que no nosso país a média de emissões de CO2 é de 105g gramas. O organismo sublinha ser necessária uma redução de 19,5% das emissões parar cumprir a meta estipulada para 2021 de 95 gramas de dióxido de carbono por quilómetro em 2025. "A média das emissões de CO2 dos carros novos de passageiros na União Europeia tem descido constantemente nos últimos anos, de 170 gramas por quilómetro em 2001 para 118 gramas em 2016, com uma taxa de redução anual de 2%", refere o relatório da Agência Europeia do Ambiente, divulgado hoje. Leia também: Microondas emitem tanto CO2 quanto 7 milhões de carros Os países que se seguem Portugal na Lista são a Holanda, a Dinamarca e a Grécia. Já os últimos lugares são ocupados pela Estónia e pela Lituânia. Destaca a organização que existe uma "substancial variação entre os países, em termos da média de emissões de CO2 e da taxa de redução ao longo do tempo". Os incentivos dos países da UE para a compra de veículos com menos impacto para o ambiente podem reduzir as emissões de CO2, sublinha a Agência Europeia do Ambiente: "Em 2016, a maior parte dos Estados-membros aplicavam incentivos ou taxas baseadas nas emissões para encorajar as decisões relacionadas com [a compra] de carros. O número de países a oferecer incentivos para veículos eléctricos aumentou consideravelmente entre 2010 e 2016". Nos países com os incentivos mais adequados, as pessoas optaram por comprar carros com emissões de CO2 mais reduzidas ainda que "outros factores como disponibilidade de novas tecnologias e condições económicas também foram importantes". Leia também: Como menos Diesel significam mais poluição…