Portugal incluído. Kia chama Niro à oficina devido ao airbag

A Kia America vai chamar 80 mil veículos à oficina para resolver um problema relacionado com o airbag que pode disparar inesperadamente. Mais preocupante para os condutores portugueses é o facto do problema ser extensível à Europa e a Portugal, onde 131 unidades vão ter de passar pela oficina.

A Kia America vai chamar à oficina 80 225 unidades do SUV Niro nos Estados Unidos, equipadas com banco do passageiro com regulação manual porque um dos airbags pode não funcionar em caso de embate ou pode disparar aleatoriamente durante a condução.

Entre os veículos afetados estão incluídos algumas unidades do Niro EV produzidas entre 2023 e 2025, assim como do Niro Hybrid e do Niro Plug-In Hybrid que foram fabricadas entre 2022 e 2024.

Além dos eventuais problemas com o airbag podem ocorrer outras anomalias como a impossibilidade de desligar o airbag do passageiro dianteiro quando se usa a cadeira de bebé ou a desativação do pré-tensor do cinto de segurança.

A causa deste problema está relacionada com a cablagem existente por baixo do assento do passageiro dianteiro, mas apenas nos veículos com regulação manual do banco.

Segundo o National Highway Traffic Safety Administration (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária) dos Estados Unidos, “a instalação da cablagem no piso por baixo do assento do passageiro poderá ficar danificada, o que pode impedir o funcionamento correto dos airbags dianteiros e os cintos de segurança ou causar a ativação inadvertida do airbag de cortinas lateral”.

Portugal também é afectado

Segundo a TURBO apurou junto de fonte da Astara, importador exclusivo da Kia Motors para Portugal, não será apenas o Niro "americano" a ser afectado por este recall.

Esta chamada às oficinas, nomeadamente, do Niro EV, é extensível à Europa e consequentemente a Portugal, mercado onde são afetadas 131 unidades, produzidas entre julho de 2021 e fevereiro de 2022.

Para resolver o problema, os proprietários têm de agendar uma assistência de serviço num concessionário Kia, onde será efetuada a inspeção e, em caso de necessidade, a substituição da cablagem do piso. Além disso, a cablagem será devidamente direcionada e serão instaladas proteções adicionais.