Os tempos estão, sem dúvida, a mudar! A confirmá-lo, as vendas mundiais da Porsche relativas a 2021, que, além da confirmação do peso dos SUV, revelam, também, um outro aspecto novo: o ainda jovem e elétrico Taycan já vale mais para o fabricante de Zuffenhausen que o 911 ou o Panamera!
Fabricante automóvel cujo percurso foi, em grande parte, impulsionado pelas propostas desportivas, a começar pelo eterno e icónico 911, assim como pelos motores de combustão a gasolina, entre os quais o famoso bloco boxer, a Porsche pode estar, no entanto, prestes a entrar num novo paradigma - também desportivo… mas elétrico!
A demonstrar esta nova realidade, as vendas mundiais da marca de Zuffenhausen, relativas a 2021, e em que os números não deixam margem para dúvidas: embora os SUV, como o Cayenne ou o Macan, continuem a dominar, a mais recente proposta da Porsche, o inovador elétrico Taycan, já é o terceiro modelo mais vendido da actual oferta do construtor.
Segundo os números agora divulgados, pela própria marca alemã, o Taycan já vendeu, só neste ano, um total de 28.640 unidades em todo o mundo. Suplantando, mesmo, o registo de propostas com bem mais peso histórico como o 911, com um total de 27.972 veículos comercializados.
LEIA TAMBÉM
Em Portugal. Porsche Taycan Cross Turismo já à venda
Igualmente para trás, surge o Panamera, também ele um modelo de quatro lugares, embora apenas a gasolina e híbrido. E que, no presente ano, não foi além das 20.275 unidades transaccionadas.
De resto e a dar mais força aos números obtidos pelo Taycan, surge o facto de, tanto o 911, como o Panamera, terem subido as respectivas vendas. No primeiro caso, 10% face a 2020, ao passo que, no caso do Panamera, 1% face ao ano transacto.
"A procura bastante elevada pelos nossos modelos desportivos continuou ao longo do terceiro trimestre, sendo que, estamos muito satisfeitos por termos sido capazes de entregar tantos carros, a clientes, durante os primeiros nove meses do ano", comentou o membro do Conselho Executivo para as Vendas e Marketing da Porsche, Detlev von Platen. Acrescentando que, "a lista de encomendas é, neste momento longa, o que também nos enche de otimismo e entusiasmo, relativamente à correria que sempre acontece, perto do final do ano".
SUVs continuam a dominar
No entanto e mesmo com o crescimento registado pelo Taycan, a realidade dos números mostra que são os SUV que continuam a ser os principais responsáveis pelo crescimento da Porsche.
Mais uma vez, segundo os dados agora divulgados, o Cayenne continua a ser o modelo mais procurado na oferta da marca de Zuffenhausen, com um total de 62.451 unidades entregues, só durante o presente ano de 2021.
Logo a seguir, vem o outro SUV da marca, o Macan, o qual resultou num total de 61.944 unidades transaccionadas, até ao momento.
Quanto ao último modelo que faz parte da actual oferta da Porsche, o 718, vendeu, até ao momento, naquelas que são as suas duas variantes - Boxster e Cayman -, 15.916 unidades.