Porsche Unseen. Porsche mostra as criações nunca antes divulgadas

Criados de 2005 a 2019 mas nunca antes divulgados, a Porsche dá a conhecer um conjunto de estudos de design, sob o nome "Porsche Unseen".

Criados pelos designers da Style Porsche, mas nunca antes divulgados, a Porsche dá agora a conhecer um conjunto de estudos de design, realizados entre 2005 e 2019, a que deu o nome de "Porsche Unseen". Visões que poderiam ter dado origem a novos modelos de produção em série, mas que, por uma ou outra razão, permaneceram desconhecidos... até hoje.

Traduzida num total de 15 espectaculares propostas, mas que nunca chegaram às estradas do dia-a-dia, a iniciativa "Porsche Unseen" pretende, assim, oferecer aquilo que a marca alemã designa de "uma imersão exclusiva pelos seus processos de design – desde o primeiro rascunho até ao modelo pronto para a produção".

"Pessoas por todo o mundo adoram o design intemporal e inovador dos nossos au-tomóveis desportivos," comenta o Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, Oliver Blume, defendendo que "os concepts visionários são o alicerce deste sucesso: oferecem um conjunto de ideias sobre o design Porsche de amanhã e combinam a nossa forte tradição com as tecnologias pioneiras do futuro."

LEIA TAMBÉM
Novo Porsche 911 GT chega em janeiro

Lançado também em livro, pela editora alemã Delius Klasing, o projecto "Porsche Unseen", que conhecerá igualmente uma exposição, no Museu Porsche, em 2021, procura, desta forma, mostrar que tudo começa com um esboço, que é visualizado no próximo passo como um modelo 3D.

Entretanto e assim que uma ideia fica mais desenvolvida, são produzidos pequenos modelos numa escala de 1:3, seguindo-se os modelos à escala 1:1.

"O mundo virtual é o primeiro passo, mas temos de experienciar os modelos na realidade de forma a entender quando um automóvel é pequeno, grande ou tem proporções surpreendentes," afirma o Vice-Presidente da Style Porsche, Michael Mauer.

Porsche 919 Street, um concept de 2019, que era também um carro de competição, pensado para ser usado também no dia-a-dia

"Intencionalmente, a Porsche possui apenas um estúdio de design – localizado nas proximidades do de Desenvolvimento," recorda o mesmo interlocutor, explicando que, "ao invés de criarmos estúdios de design em metrópoles distantes na América do Norte e Ásia, os nossos designers chegam de todo o mundo à Porsche em Weissach, de forma a criar os últimos modelos de automóveis desportivos e visões sobre o automóvel diretamente no coração da marca. Mais de 120 designers, especialistas em interior, exterior, cores e materiais, produtores de modelos, modeladores e engenheiros trabalham no Porsche Design Studio".

De resto, o mesmo Mauer salienta que, "quando chegamos ao desenvolvimento das nossas visões, não se trata apenas de trazer cada automóvel para a estrada. Pelo contrário, é mais uma questão de estabelecer espaço criativo e uma relação com o futuro".

Neste processo criativo e de desenvolvimento, o objetivo mais elevado, defende o fabricante, é combinar o ADN do design Porsche, com uma engenharia do mais elevado nível. Opção que não só assegura a aptidão inovadora dos futuros modelos Porsche, como também proporciona "uma referência evolucionária à rica história da Porsche", salienta o construtor.

Porsche Vision Spyder de 2019, mais uma reinterpretação, neste caso, do Porsche 550-1500 RS Spyder de 1954

Da competição para o ambiente familiar

Sobre alguns dos modelos agora divulgados, a Porsche mostra três exemplos, a começar no Porsche 919 Street, um projecto de 2017 e que foi esculpido à escala 1:1, tendo sido desenvolvido com base numa tecnologia utilizada no Porsche 919 Hybrid. Traduzida não somente numa monocoque em carbono, como também num sistema de propulsão híbrido de competição com 900 cv.

Graças a esta opção, o 919 Street prometia a mesma emocionante experiência de condução do modelo de competição de LMP1, disponível para pilotos amadores.

Igualmente inspirado na competição, o Porsche Vision Spyder de 2019, do qual chegou a ser construído uma espécie de show-car, evoca claramente o Porsche 550-1500 RS Spyder de 1954, com seu habitáculo espartano e purista, a característica grelha do radiador sobre o motor central, elementos gráficos em vermelho e barbatanas na traseira.

O Porsche Vision "Renndienst" de 2018, ou o familiar que nunca esperaríamos ver sair dos estiradores da Style Porsche

Finalmente, o Porsche Vision "Renndienst" de 2018, e do qual foi igualmente construído um exemplar à escala 1:1 e que, segundo a marca de Zuffenhausen, trata-se da interpretação livre de um concept espaçoso para a família, capaz de transportar até seis pessoas.

Descrito pela própria equipa que o criou como um "'space shuttle' futurista com proporções entusiasmantes", o estudo procura demonstrar como o ADN do design da Porsche pode ser transferido para um segmento desconhecido para a marca. Neste caso, com o condutor sentado em posição central, o sistema de propulsão totalmente elétrico localizado sob a carroçaria, e com os restantes passageiros a desfrutarem de "um generoso e inesperado espaço combinado com a experiência Porsche".