Porsche apresenta nova versão de entrada do Taycan. Da China para o mundo?

A Porsche acaba de dar a conhecer a nova versão de entrada do seu primeiro elétrico, o Taycan. Para já, apenas para a China.

Tal como prometido, a Porsche acaba de dar a conhecer a nova versão de entrada do seu primeiro elétrico, o Taycan. Com apenas um motor, menos autonomia, preço (um pouco) mais acessível, mas, também e nesta fase, disponível apenas no mercado chinês. Ainda que o fabricante não descarte vir a comerciá-lo, no futuro, noutros mercados...

Proposta fraturante no seio da marca de Zuffenhausen, o Taycan foi também protagonista de uma estratégia de lançamento no mercado não menos invulgar. Com a Porsche a optar por lançar, primeiramente, as versões mais equipadas e caras, e só depois as versões mais "acessíveis".

LEIA TAMBÉM
Sem tracção integral. Porsche Taycan vai ter nova versão base mais acessível

Entretanto e depois de um período em que o Taycan 4S se manteve como a versão de entrada, a marca alemã acaba de apresentar, agora, uma nova e verdadeira versão de entrada, denominada apenas e só Porsche Taycan. Mas, também, com uma base técnica mais simples e que passa, desde logo, por um sistema propulsor com apenas um motor elétrico, a trocar a tracção integral por uma tracção apenas traseira. Ainda que, com a hipótese de optar entre duas baterias, com níveis de potência e autonomias distintos.

À disposição, assim, uma bateria Performance com uma capacidade de 79,2 kWh, ou seja, a mesma do Taycan 4S, a entregar energia a um Motor Síncrono de Íman Permanente, ou Permanent Magnet Synchronous Motor (PSM) em inglês, a produzir 300 kW, ou seja, 408 cv de potência máxima em modo Overboost com Launch Control. Anunciando, igualmente, 414 quilómetros de autonomia, segundo o ciclo NEDC.

Para quem pretende um pouco mais de potência e autonomia, a Porsche também propõe esta nova versão com uma bateria um pouco mais potente, de 93,4 kWh, "importada" das versões Turbo e Turbo S, a anunciar uma autonomia de 489 km, assim como uma potência máxima de 476 cv - mais uma vez, em modo Overboost com Launch Control. Solução que, diga-se, permite a qualquer uma destas versões acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos, mas também atingir uma velocidade máxima de 230 km/h.

Disponíveis, pelo menos para já, apenas no mercado chinês, a versão com bateria menos potente é lançado, na China, por um preço de entrada de 888 mil yuan, quase 112 mil euros, enquanto a versão base com bateria mais potente, começa pouco acima dos 119 mil euros.

De referir ainda que este novo Porsche Taycan mantém as mesmas soluções tecnológicas das versões AWD, como é o caso da arquitectura de 800V, sistema de recuperação de energia até 264 kW, PSM no eixo traseiro, PASM, PDCC Sport, PTV Plus, transmissão de duas velocidades, e muitos outros atributos.

Além de menos arrebatador, este novo Porsche Taycan é também mais funcional, oferecendo uma capacidade de carga de 491 litros, graças a um local de arrumação à frente, maior que nas versões de quatro rodas motrizes.

Resta agora aguardar pela chegada à Europa...