A Porsche reforçou a oferta da berlina desportiva Taycan com uma nova versão "apenas" com tração traseira. Esta proposta está disponível em duas variantes de bateria, a anunciar autonomias de até 431 km e 484 km, respetivamente. Comercialização no mercado nacional prevista para meados de março.
A Porsche introduziu a quarta versão na gama desportiva elétrica Taycan, que se vem juntar ao Turbo S, Turbo e 4S.
Com tração traseira é proposta em duas variantes de bateria: Performance, de série, com 300 kW (408 cv) em overboost com Launch Control; Perfomance Plus, opcional, com 350 kW (476 cv). A potência nominal é de 240 kW (326 cv) ou 280 kW (380 cv), respetivamente.
O novo Taycan de tração traseira adota as mais recentes funcionalidades introduzidas pela Porsche na sua berlina desportiva totalmente elétrica, destacando-se a função Plug & Charge, que permite carregamentos e pagamentos sem necessidade de utilização de um cartão ou app.
Sempre que o cabo de carregamento é ligado, o Taycan estabelece uma comunicação encriptada com a estação Plug & Charge. O processo de carregamento inicia-se em seguida de forma automática. Os pagamentos são também processados automaticamente.
LEIA TAMBÉM
42,171 km! Porsche Taycan bate recorde de drift para veículos elétricos
A lista de opcionais integra elementos como o head-up display a cores e o carregador de bordo com 22 kW de capacidade de carga. Com o serviço Functions on Demand (FoD), os proprietários podem adquirir variadas funcionalidades de assistência ou conforto.
Em alternativa, têm a possibilidade de as solicitar por um período de tempo limitado. Esta solução funciona depois de o veículo ser entregue e para a sua configuração original. A ativação online significa que não é necessário visitar um Centro Porsche. Atualmente, isto é possível para o Porsche Intelligent Range Manager (PIRM), Direção Assistida Plus, Assistente Ativo de Manutenção na Faixa e Porsche InnoDrive.
Disponível em meados de março
A bateria Performance, disponível de série, possui uma capacidade de 79,2 kWh e oferece uma autonomia de até 431 quilómetros em ciclo WLTP. A bateria opcional Performance Plus vê a capacidade aumentada para 93,4 kWh e a autonomia até 484 quilómetros.
Em termos de prestações, a Porsche anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos, independentemente da bateria, e uma velocidade máxima de 230 km/h.
O Taycan pode recuperar entre cinco a 80 por cento da capacidade da bateria em 22,5 minutos num posto de carregamento superrápido e consegue obter energia para percorrer 100 quilómetros em apenas cinco minutos.
O Porsche Taycan recebe um motor síncrono permanente, colocado no eixo traseiro, que proporciona uma aceleração típica de um automóvel desportivo com tração traseira. A arquitetura da transmissão inclui uma caixa de duas velocidades.
Os primeiros Taycan de tração traseira irão chegar aos Centro Porsche a partir de meados de março de 2021. Em Portugal, os preços começam nos 87.127 euros, incluindo impostos em vigor.