Depois do Cross Turismo, a Porsche acaba de alargar a gama do seu modelo 100% elétrico, o Taycan, com a introdução do novo Sport Turismo. Proposta que procura conjugar a maior versatilidade oferecida pelo Cross Turismo, com a performance em estrada da berlina Taycan. Chega a partir de fevereiro.
Terceiro elemento de uma família zero emissões, mas inquestionavelmente desportiva, o Taycan Sport Turismo destaca-se, segundo a própria Porsche, por um design funcional, acrescido da mesma linha de tejadilho descendente estreada no Cross Turismo. Embora e ao contrário deste, sem qualquer elemento estético direccionado para o todo-o-terreno.
Disponível, tanto em versão de tracção apenas traseira, como integral, o Sport Turismo apresenta, ainda, um novo tejadilho com controlo de luminosidade e protecção elétrica contra o brilho, graças às nove secções que podem ser controladas individualmente. Além de poder dispor de um opcional Remote Park Assist, através do qual o condutor consegue, mesmo estando fora do veículo, controlar, de forma remota, a entrada e saída de um espaço de estacionamento.
Este sistema pode ser utilizado, tanto em lugares em paralelo, como na perpendicular ou em garagens.
Mais espaço para passageiros... e carga
Igualmente a ajudar à funcionalidade, uma altura acrescida na traseira, com mais 45 mm que no Taycan, além de mais 9 mm no banco de condutor. Sendo que, a própria porta traseira de grandes dimensões, ajuda a aceder ao espaço com mais facilidade.
LEIA TAMBÉM
Números de 2021. Porsche já vende mais Taycan que 911 ou Panamera
Quanto à capacidade do espaço, dependerá, sempre, do equipamento incluído, já que, a presença do pacote Sound Plus, coloca o valor nos 446 litros (407 litros na berlina), enquanto a opção pelo sistema de som BOSE Surround (incluído de série a partir do Taycan Turbo Sport Turismo), limita a capacidade aos 405 litros.
Contudo, podendo rebater os bancos traseiros (na proporção 60:40), a capacidade sobe para os 1.212 ou 1.171 litros, respetivamente. Sendo que, existe, ainda, uma bagageira dianteira (frunk) com 84 litros.
Também com Android Auto e Voice Pilot
Desde a última atualização do Taycan, o Android Auto passou a estar integrado no Porsche Communication Management (PCM), que já contava com Apple CarPlay. Contudo e a partir de agora, passa a também suportar os smartphones que utilizam o sistema operativo Google (Android).
Destaque ainda para o assistente por voz, Voice Pilot, que passa a evidenciar uma melhor compreensão das instruções do condutor, ao mesmo tempo que, o sistema de cálculo de trajeto, está, agora, mais veloz, além de utilizar a pesquisa online para encontrar pontos de interesse (POI). Exibe, igualmente, a informação de forma mais clara.
Também melhorado, foi o Charging Planner, a permitir um planeamento de carregamento rápido mais eficaz, evitando paragens curtas de carregamento, ao mesmo tempo que passa a conseguir filtrar as estações de carregamento, por classe de desempenho.
De resto e sobre as baterias, destaque para o facto da Porsche propor este Sport Turismo com dois tipos de bateria, a permitirem carregamento, dos cinco aos 80 por cento, em 22 minutos e 30 segundos. Sendo necessários apenas cinco minutos para conseguir energia suficiente para fazer 100 quilómetros.
Cinco versões, preços a partir de 90 mil euros
Com chegada prevista ao mercado nacional já para fevereiro de 2022, mas apenas na versão GTS - os restantes só deverá começar a chegar a partir de março -, o Porsche Taycan Sport Turismo anuncia-se com cinco versões, com configurações, baterias e preços distintos.
Assim e na base da oferta, estará o Taycan Sport Turismo com 240 kW (326 cv) e tração traseira, disponível em opcional com a bateria Performance Plus e 280 kW (380 cv). Com o preço de entrada a surgir nos 90.247 euros.
Logo a seguir, o Taycan 4S Sport Turismo com 320 kW (435 cv) e tração integral, disponível em opcional com a bateria Performance Plus e 360 kW (490 cv), e com um preço de entrada de 111.850 euros. Sendo que, no patamar imediatamente acima, surge o Taycan GTS Sport Turismo, com 380 kW (517 cv) e tração integral, e preço a começar nos 138.484 euros.
Finalmente e já no topo da tabela, o Taycan Turbo Sport Turismo com 460 kW (625 cv) e tração integral, com o preço a começar nos 159.943 euros, e o Taycan Turbo S Sport Turismo, com 460 kW (625 cv) e tração integral, com o preço de entrada de 194.383 euros.
A terminar, destaque para as prestações, com o Taycan Turbo S Sport Turismo a conseguir acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos, assim como a atingir uma velocidade máxima de 260 km/h.
Já para quem procura mais autonomia, a escolha deverá ser o Taycan 4S Sport Turismo, o qual percorre até 498 quilómetros, de acordo com os dados WLTP.