A Porsche prepara-se para expandir a sua gama elétrica, com a introdução de novas versões baseadas no Taycan: uma versão carrinha do Cross Turismo, baptizada de Sport Turismo, e que partilha o nível de equipamento GTS com aquela que passa a ser uma nova versão do sedan 100% elétrico. Para 2022.
Descrita como uma variante capaz de conjugar "a funcionalidade" do Cross Turismo, como a "performance em estrada" do Taycan, esta nova variante mais estradista do crossover elétrico da Porsche destaca-se, não somente por converter o 'Cross' em 'Sport', passando a chamar-se 'Cross Turismo', como, também, por perder a indumentária off-road que caracteriza a versão mais aventureira. Sendo que, em conjunto com a mudança de "roupa", desaparece, ainda, a maior a distância ao solo, passando a exibir a mesma altura da berlina.
Ao mesmo tempo e apesar destas alterações, o novo Porsche Taycan Sport Turismo mantém a generosa capacidade de carga na bagageira, que pode variar entre os 445 e os 1.212 litros. Com mais 82 litros no espaço de carga posicionado sob o capot dianteiro.
Já no habitáculo, a manutenção do acréscimo de espaço (+45 mm) ao nível da cabeça, face à berlina, assim como o tejadilho em vidro e até mesmo os pontos de fixação para instalar, na parte de fora do portão da bagageira, um suporte para transporte de bicicletas.
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De salientar, igualmente, que este novo Porsche Taycan Sport Turismo estará disponível com o nível de equipamento GTS, o qual passará a ser, igualmente, uma das versões na berlina Taycan. Posicionando-se, neste caso, como uma versão desportiva de transição, entre o Taycan 4S e o Taycan Turbo.
Com 598 cv e mais de 500 km de autonomia
De resto e a ajudar a este posicionamento, surge um sistema de propulsão exclusivamente elétrico a anunciar 598 cv de potência máxima e que, em conjunto com o sistema Launch Control, garante uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos, assim como uma velocidade máxima de 249 km/h.
A apoiar estas prestações, uma bateria Performance Battery Plus de 93,4 kWh e com uma arquitectura de 800V, proposta de série neste modelo, e que, com velocidades de carregamento até 270 kW, anuncia não só uma capacidade de carregamento de 5 a 80 por cento em apenas 22,5 minutos, como uma autonomia máxima acima dos 500 quilómetros.
Ainda no domínio técnico, referência para o facto deste Cross Turismo recorrer à mesma suspensão e soluções dinâmicas do Taycan Turbo, embora com calibração e ajustes específicos para um GTS. Sendo que, a contribuir para a eficácia, a presença, de série, de uma suspensão pneumática adaptativa com gestão ativa e elevação automática da carroçaria, tecnologia de vectorização de binário, além do pacote Sport Chrono e do volante multifunções GT.
Já no domínio da travagem, discos de travão à frente de 390 mm, com todos eles a apresentarem um revestimento de carboneto de tungsténio para maior eficácia, e pinças de quatro pistões, na cor vermelha, importadas do Taycan 4S. Embora e como opcional, os clientes também possam optar pelos discos de cerâmica da Porsche.
GTS estradista... e luxuoso
Passando ao interior, a garantia, com o nível de equipamento GTS, da presença de um exclusivo pack de revestimento Race-Tex já conhecido de outros modelos GTS da Porsche, acrescido de bancos dianteiros com 18 tipos de ajuste e o logótipo 'GTS' costurado nos encostos de cabeça dianteiros e traseiro. Soluções a que pode ser acrescentado, ainda, um outro pacote interior GTS opcional, o qual se destaca pela presença de pespontos em vermelho Carmine, com cintos de segurança a combinar, painel de instrumentos Sport Chrono, logótipo da Porsche nos tapetes e acabamento do volante, consola central e porta em carbono fosco.
Já por fora, a versão GTS garante um painel frontal especial e saias laterais SportDesign (estas últimas, com um logótipo GTS especial), ao mesmo tempo que as janelas ganham um acabamento em preto brilhante, o difusor traseiro passa a ostentar um revestimento próprio e o emblema na traseiro passa a ser em preto fosco. Isto, ao mesmo tempo que os faróis Matrix PDLS Plus passam a exibir o interior em preto, fazendo sobressair, ainda mais, os quatro pontos de luz diurna.
Finalmente e quanto às jantes Taycan Turbo S Aero Design de 20 polegadas, ganham um acabamento preto acetinado exclusivo, com os clientes a poderem optar, igualmente, por umas opcionais jantes RS Spyder Design de 21", também em preto acetinado.
Apenas para a primavera de 2022
Embora em exibição no Salão Automóvel de Los Angeles, atualmente a decorrer, a nova Porsche Taycan Sport Turismo só deverá chegar aos concessionários europeus, acompanhada da nova versão GTS do Taycan, na primavera de 2020.
Quanto a preços e embora ainda nada se saiba para Portugal, a Porsche revela, desde já, que, no Reino Unido, o Taycan Sport Turismo GTS começará nas 104.990 libras esterlinas, pouco mais de 124 mil euros, enquanto a berlina Taycan GTS será ligeiramente mais barata, iniciando-se nos 104,190€, 123.264 euros, à cotação actual.