O Porsche Experience Centre (PEC) em Hockenheimring foi cenário para o novo recorde mundial de drift para veículos elétricos, estabelecido pelo Porsche Taycan de tração traseira - 42,171 km!
O Porsche Taycan bateu um novo recorde mundial de 42,171 km pelo mais longo "drift" com um veículo elétrico. A velocidade média foi de 46 km/h. O novo máximo foi alcançado no Porsche Experience Centre (PEC) em Hockenheimring, na Alemanha.
A Porsche utilizou uma versão de pré-produção do Taycan com tração traseira durante esta tentativa. Este modelo está à venda na China, mas a sua comercialização ainda não foi confirmada para o mercado europeu.
Ao volante do Porsche Taycan estava o instrutor chefe da Porsche Dennis Retera. Apesar de conhecer o circuito e o carro, fazer drift com um carro elétrico naquela distância constituiu um desafio. Embora tenha referido que no início foi fácil andar lateralmente, manter o drift utilizando o mínimo de potência possível já foi mais complicado.
"Quando os programas de controlo de estabilidade estão desligados, é extremamente fácil conseguir um powerslide com o Porsche elétrico, especialmente com esta versão, na qual a potência é enviada exclusivamente para das rodas traseiras," afirma Dennis Retera,
Concentração total
"A potência suficiente está sempre disponível. O baixo centro de gravidade e a longa distância entre eixos asseguram estabilidade. O design preciso do chassis e da direção permitem um controlo perfeito em todos os momentos, mesmo quando estamos a andar de lado", refere Dennis Retera
LEIA TAMBÉM
Sem tracção integral. Porsche Taycan vai ter nova versão base mais acessível
Apesar disso, o holandês adiantou que foi "cansativo" manter a concentração a níveis elevados durante 210 voltas, especialmente porque o asfalto irrigado do circuito de drift não oferece a mesma aderência em todo o lado.
"Concentrei-me em controlar o drift com a direção – isto é mais eficiente do que utilizar o pedal do acelerador e reduz o risco de entrar em pião," sublinha.
Como resultado, Dennis Retera conseguiu circular durante 55 minutos e efetuar 210 voltas até esgotar por completo a bateria do Porsche Taycan.
Um representante oficial do Guiness World Records esteve presente nesta tentativa para certificar este recorde.