Investigadores norte-americanos recorreram a um Porsche Taycan para baterem um novo recorde de carregamento de veículos elétricos com uma taxa de transferência de energia de 270 kW.
O carregamento por indução de um veículo elétrico parece um sonho ainda distante. Apesar de várias empresas disponibilizarem soluções comerciais, a velocidade de carregamento e a integração nos veículos já existentes não é particularmente amigável para o utilizador, com as taxas de transferência de pico a não passarem dos 11 kW.
O cenário poderá estar a mudar dramaticamente já que o Departamento de Energia do Oak Ridge National Laboratory dos Estados Unidos conseguiu bater um novo recorde para o carregamento mais rápido por indução de um veículo ligeiro de passageiros com um Porsche Taycan modificado, cedido pelo Volkswagen Group of America.
Utilizando um sistema de carregamento polifase que foi integrado por baixo da carroçaria do veículo elétrico, os investigadores conseguiram transferir uma potência de pico de 270 kW para o desportivo alemão, que é a taxa máxima de carregamento da geração anterior do carro em corrente contínua. No novo Taycan, a potência de carregamento aumentou para os 320 kW.
Bobinas eletromagnéticas mais leves
O sistema de transferência de potência criado pelo Departamento de Energia do Oak Ridge National Laboratory utiliza bobinas eletromagnéticas de acoplamento leves com um diâmetro de apenas 19 polegadas (48 centímetros) que possibilita uma elevada densidade na bobina mais pequena possível.
O laboratório governamental afirma que o processo é semelhante aos sistemas dos equipamentos pequenos como smartphones, mas a principal diferença está nas bobinas polifase desenvolvidas para o Taycan dispõem de campos magnéticos rotativos gerados pelos enrolamentos de fase da bobina que permitem aumentar a potência a um nível sem precedentes.
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"A bobina recetora desenhada para o veículo de pesquisa Porsche Taycan pode alcançar até oito a dez vezes mais densidade de potência do que os sistemas existentes", afirmou Omer Onar, líder do grupo Vehicle Power Electronics do Departamento de Energia do Oak Ridge National Laboratory e investigador principal do projeto de demonstração do Porsche. "Pela relação entre kilowatt e peso, este também é o sistema de carregamento mais leve do mundo", acrescenta.
Nível de eficiência de 95%
A distância entre a unidade emissora no chão e a recetora no carro foi de 12,32 centímetros, com o sistema a alcançar um impressionante nível de eficiência de 95%. Isso significa que o carregador por indução do laboratório pode aumentar o nível de carga do carro até 50% em apenas dez minutos, tal como aconteceria se o conector de corrente contínua estivesse ligado à tomada de carregamento.
Esta não foi a primeira vez que o Departamento de Energia do Oak Ridge National Laboratory bateu um recorde com a sua tecnologia de carregamento por indução. Em 2016, a equipa conseguiu uma taxa de transferência por indução de 20 kW num Toyota TAV4 equipado com uma bateria adicional de 10 kW. No ano passado foi alcançada uma potência de carregamento de 120 kW com um Hyundai Kauai EV.