Escalou mais de 4,8 km. Porsche Taycan Cross Turismo bate recorde de altitude

O Porsche Taycan Cross Turismo acaba de fixar um novo recorde mundial da maior diferença de altitude já alcançada por um veículo elétrico.

O primeiro modelo elétrico da Porsche continua a bater recordes. Desta feita, através da sua versão mais recente, Taycan Cross Turismo, o qual acaba de suplantar a maior diferença de altitude já alcançada por um veículo elétrico.

O feito foi alcançado por um Porsche Taycan Cross Turismo totalmente de série, que conseguiu suplantar uma diferença de altitude de mais de 4,8 quilómetros num só dia, terminando no cume daquela que é uma das montanhas mais altas nos EUA, Pikes Peak.

O crossover elétrico da Porsche, que começou a sua viagem abaixo da superfície, mais precisamente, 540,8 m abaixo do nível do mar, numa mina de níquel e cobre, no Michigan, de nome Eagle Mine, da qual saem, precisamente, dois dos minérios utilizados nas baterias dos automóveis elétricos, terminou o seu desafio no topo de Pikes Peak, a 4,301 metros de altitude.

À partida para uma viagem que só iria terminar no cume de Pikes Peak
À partida para uma viagem que só iria terminar no cume de Pikes Peak

Equipado com dispositivos GPS lacrados e um altímetro analógico, de forma a que a viagem pudesse ser monitorizada e a conquista oficialmente reconhecida pelo Guiness World of Records, o Taycan Cross Turismo cumpriu uma distância vertical de 4.842.967 metros, embora ao longo de um trajecto com "apenas" 2.274 quilómetros. E, isto, depois de ter atravessado cinco estados norte-americanos: Michigan, Wiscosin, Iowa, Nebraska e Colorado.

LEIA TAMBÉM
Em Portugal. Porsche Taycan Cross Turismo já à venda

Quanto à viagem, prolongou-se, no total, por 33 horas e 48 minutos, levando a que nela interviessem três grupos de motoristas, os quais foram revezando-se à velocidade das pausas para cafés e paragens para recarregar as baterias. Sendo que, ao longo da viagem, carro e equipas tiveram de lidar, não apenas com sol, como também com chuva, neve e gelo, além de fortes alterações no nível da quantidade de oxigénio. Que, no topo de Pikes Peak, registava uma diminuição de 40% face aos valores existentes ao nível do mar.

Ainda dentro da mina e a caminho da superfície, o Taycan Cross Turismo não deixou de dar azo à sua capacidade de tracção e velocidade
Ainda dentro da mina e a caminho da superfície, o Taycan Cross Turismo não deixou de dar azo à sua capacidade de tracção e velocidade

Igualmente a dificultar o desafio, o facto das condições climatéricas em Pikes Peak serem particularmente instáveis, levando mesmo a que a equipa tenha subida ao cume, pouco antes de ter caído uma tempestade de neve.

Quanto ao local de partida e embora o ponto mais baixo, nos Estados Unidos, seja Badwater Basin, no chamado Vale da Morte, onde estamos 85,95 metros abaixo do nível do mar, a equipa que decidiu levar a cabo o desafio optou por partir de um ponto ainda mais fundo. Aproveitando, também, não somente as capacidades de tracção às quatro rodas do Taycan Cross Turismo, como também a ajuda de alguns mineiros.

O Porsche Taycan Cross Turismo, à saída da mina, para a etapa seguinte da viagem
O Porsche Taycan Cross Turismo, à saída da mina, para a etapa seguinte da viagem

"Das coisas mais difíceis que já fiz"

Sobre os intervenientes, referir que o último condutor a assumir os controlos do Taycan Cross Turismo foi Dai Yoshihara, vencedor da classe no Pikes International Hill Climb de 2022, sendo que, toda a jornada foi captada, em vídeo, pelo cineasta J.F. Musial, que fazia parte da equipa - primeiro, como condutor e, depois, como passageiro.

De resto e como único participante que se manteve a bordo ao longo das 34 horas e 2.247 quilómetros feitos neste desafio, Musial comentou, no final, que, "foi uma das coisas mais difíceis que já fiz, embora eu acredite que é isso que faz um recorde!". Aliás, "é algo que nenhum de nós jamais esquecerá!", acrescentou, desabafando que, "agora, preciso de dormir uma semana...".

Para conseguir bater o recorde, a equipa viveu, literalmente, quase 34 horas, dentro do Taycan Cross Turismo
Para conseguir bater o recorde de maior diferença de altitude, a equipa viveu, literalmente, quase 34 horas, dentro do Porsche Taycan Cross Turismo

Mais recordes, procuram-se!

Quanto ao Porsche Taycan, a verdade é que não é o primeiro recorde que bate, pois, ainda em 2021, a versão Turbo S, tornou-se no automóvel a atingir a maior velocidade dentro de portas.

Isto, já depois de, ainda em junho, uma outra unidade, também de série, ter batido o recorde da volta mais rápida, para carros de produção, no Bend Motorsport Park, na Austrália.

A equipa que concretizou o recorde... com o Porsche Taycan Cross Turismo
A equipa que concretizou o recorde de altitude... com o Porsche Taycan Cross Turismo