Já são 16! Porsche apresenta três novas versões do Taycan

Numa altura em que as vendas do fabricante registam forte contracção, a Porsche tenta recuperar protagonismo, lançando as três últimas versões do elétrico Taycan: 4, GTS e GTS Sport Turismo. Novidades que elevam para 16 o número de variantes disponíveis nesta segunda geração do Taycan!

Começando no Taycan 4, a versão agora apresentada destaca-se pela exibição de uma configuração de dois motores, a garantir o mesmo tipo de tracção integral que já existia no Cross Turismo, com a potência combinada a variar consoante a bateria escolhida. Sendo que as expectativas apontam para que o valor máximo se situe nos 408 cv, ou 435 cv, com o Launch Control activo.

Embora apresentado como uma versão de entrada de gama, o Taycan 4 não deixará de contar, de série, com jantes em liga leve de 19”, faróis Matrix Design LED, Porsche Traction Management (PTM) e suspensão pneumática adaptativa com Porsche Suspension Management (PASM).

No entanto e mesmo com estas ajudas, o Taycan 4 não consegue fazer muito melhor, em termos de acelerações, que a versão de tracção apenas traseira, já que anuncia não mais do que 4,4s nos 0-100 km/h, ou seja, apenas uma décima de segundo menos que o “irmão”.

GTS com 700 cv

Passando à (nova) versão GTS, a garantia de uma realidade bem diferente, desde logo, fruto de um aumento de 101 cv (!) na potência, face à geração anterior. Ou seja, 700 cv de potência máxima,  já com overboost e Launch Control.

Equipado, de série, com Sport Chrono, acrescido do botão “Push-to-pass” a garantir mais 93 cv durante 10 segundos, o que pode ser um factor determinante naquelas ultrapassagens mais “a rasgar”, o Taycan GTS promete atingir os 96 km/h em menos 0,4s que o antecessor (3,1s), sendo que, no caso específico da berlina, os 0-400 metros podem ser feitos em 11,1s, ou seja, 0,7s mais depressa do que até aqui.

Além de rápido, o GTS também dispõe de algumas “minudências”, como é o caso do “Perfil Electric Sport Sound”, sonoridade que vai buscar ao Turbo S, tal como as jantes de 20”. Às quais soma, depois, aventais dianteiro e traseiro Sport Design.

Já no interior, bancos Adaptive Sports Seats Plus, volante aquecido e ambiente revestido a couro e Race-Tex, ao passo que, no capítulo técnico, garantida está a presença do eixo traseiro direccional, da suspensão pneumática adaptativa e a vectorização de binário.

Carregamento mais rápido, maior capacidade de recuperação

Independentemente da versão escolhida, a marca de Züffenhausen promete, ainda e além da disponibilização de um equipamento de série mais completo e a última geração do Porsche Driver Experience, uma componente elétrica mais evoluída, Neste caso, a procurar garantir não só mais potência e autonomia, como também carregamentos mais rápidos  e recuperações de energia maiores.

A sustentar estas mais-valias, a introdução de um novo motor para o eixo traseiro com até 80 kW (109 cv), a ajudar a garantir mais potência em todas as versões, além de um inversor de impulso modificado com software optimizado, gestão térmica revista, bomba de calor de nova geração, baterias mais potentes e uma estratégia modificada de recuperação integral.

De resto e em postos de carregamento de 800V DC, o Taycan passa por receber débitos de carga de até 320 kW, ao mesmo tempo que capacidade máxima de recuperação de energia na desaceleração a altas velocidades aumentou para até 400 kW.

Já disponível para encomenda

A terminar, a Porsche anuncia a abertura das encomendas para todas as versões da gama Taycan, com a promessa de entrega das primeiras unidades lá mais para o final do primeiro trimestre de 2025.

Por conhecer estão ainda os preços para Portugal.