Já em Portugal. Porsche Taycan Cross Turismo promete espaço e versatilidade

A Porsche apresentou, de forma oficial e online, o mais recente modelo 100% elétrico, Taycan Cross Turismo, a prometer espaço e versatilidade.

Depois dos vários teasers, fotos-espia e algumas informações já divulgadas, eis que a Porsche apresenta, de forma oficial e online, o mais recente elemento da sua gama 100% elétrica, o Porsche Taycan Cross Turismo. Proposta a prometer um visual mais aventureiro e mais espaço no habitáculo, a par dos mesmos atributos atributos do Taycan.

Anunciando linhas exteriores a remeter para uma carrinha, de posicionamento (um pouco) mais aventureiro, o Porsche Taycan Cross Turismo tem, de resto, entre as suas principais qualidades, a forma fiel como reproduz a estética desvendada com o Mission E Cross Turismo Concept dado a conhecer, pela marca de Züffenhausen, em 2018. Já então descrito como o estudo para um futuro "Cross Utility Vehicle" (CUV).

Assim e face ao sucesso chamado Taycan, o Porsche Taycan Cross Turismo destaca-se, também, pelo facto de apresentar uma linha de tejadilho mais prolongada, a garantir mais 47 mm de espaço para cabeça nos lugares traseiros, além de uma maior versatilidade, traduzida, entre outros aspectos, numa capacidade de carga na bagageira, que pode chegar até aos 1200 litros - basicamente, o mesmo que num Volkswagen Golf Variant.

Graças também a este prolongamento do tejadilho, o Porsche Taycan Cross Turismo passa a poder acomodar, por exemplo, um suporte para bicicletas, fixado nas estreantes barras longitudinais, e que vem contribuir para a já referida maior versatilidade. Tal como acontece, aliás, com a bagageira de tejadilho desenvolvida pela Porsche e preparada para ser utilizada a velocidades até 200 km/h.

Com suspensão pneumática adaptativa de série

Por outro lado e a procurar responder às ambições offroad, o Taycan Cross Turismo não abdica das protecções em plástico naquelas que são as zonas inferiores da carroçaria e em redor das cavas das rodas, soluções a que junta ainda uma distância ao solo aumentada em 20 mm, face ao Taycan "convencional". Chegando, mesmo, aos 30 mm de diferença, assim que é accionado o Gravel Mode (Modo Gravilha), proposto de série.

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Concebida para circular em "caminhos de gravilha e pedra pequeno, ou ainda em superfícies com lama", esta última função provoca, inclusivamente, alterações no desempenho da transmissão, suspensão, tracção e vectorização de binário, tudo, com o objectivo de garantir que veículos e ocupantes não fiquem imobilizados, durante um qualquer passeio fora do alcatrão.

Aliás, a suspensão pneumática adaptativa a ar é proposta de série neste modelo, podendo ser configurada, de forma automática, para aumentar automaticamente a distância do carro ao solo. Sendo que, graças à capacidade de "aprendizagem", o sistema pode mesmo reter na memória trajectos e locais específicos, como sejam uma entrada mais alta para a garagem ou lombas de diminuição da velocidade, onde passará a ajustar, de forma automática, a altura da carroçaria relativamente ao piso.

De resto e ainda segundo a Porsche, o sistema surge igualmente preparado para, em função da velocidade registada, descer a suspensão num total de dois níveis, neste caso, como forma de garantir uma maior eficiência aerodinâmica.

Quatro versões, todas 4x4

Em termos de tracção, esta espécie de carrinha 100% elétrica da Porsche é proposta, exclusivamente, com tracção integral, assim como e desde o lançamento, com os mesmos quatro níveis de potência, retirada única e exclusivamente dos motores elétricos, já conhecidos do Taycan.

Embora com todas as versões do Cross Turismo a ostentarem o mesmo pack de baterias Performance Plus de 93,4 kWh, solução capaz de garantir autonomias entre os 388 e os 456 quilómetros (dependendo sempre das características do veículo em questão), o facto dos modelos contarem com uma arquitectura elétrica de 800V, permite a qualquer uma das versões suportarem cargas rápidas até 350 kW, demorando não mais de 22 minutos a recuperar entre 0 e 80% da capacidade das baterias.

Quanto à oferta, tem na base o Taycan 4 Cross Turismo, o qual ostenta o mesmo sistema de propulsão de 380 cv que impulsiona a versão de entrada, apenas com tracção traseira, do Taycan, embora com a possibilidade de chegar aos 476 cv, sempre que ligado Launch Control.

Apesar de ser a versão menos potente, a garantia de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos, embora 10 km/h na velocidade máxima anunciada - "apenas" 220 km/h. Já a autonomia, fixa-se entre os 389 e os 456 quilómetros.

Já a versão intermédia 4S, anuncia uma potência máxima de 490 cv, ou 571 cv com o modo Launch Control ligado. Atributos que lhe permitem tirar um segundo (4,1s) na aceleração dos 0 aos 100 km/h, ao mesmo tempo que faz disparar a velocidade máxima anunciada para os 240 km/h. Isto, além de prometer uma autonomia entre os 388 e os 452 quilómetros.

Finalmente, tanto o Taycan Cross Turismo Turbo, como o Turbo S, anunciam uma potência máxima de 625 cv, ainda que, com o segundo, a conseguir oferecer um pouco mais, com o Launch Control accionado: 761 cv, contra 680 cv do primeiro.

Com ambos a anunciar a mesma velocidade máxima, eletronicamente limitada a 250 km/h, diferenças, apenas na capacidade de aceleração, com o Turbo a chegar aos 100 km/h em 3,3, enquanto o Turbo S fá-lo em 2,9 segundos, assim como na autonomia - entre 395 e 452 km no primeiro, entre 388 e 419 km no segundo.

Chega no Verão... a partir de 97 582 Euros

Já disponível para encomenda, também em Portugal, nos concessionários da marca, as primeiras unidades do novo Porsche Taycan Cross Turismo só deverão, no entanto, começar a ser entregues no Verão.

Quanto a preços, a Porsche Portugal revela que o Taycan Cross Turismo está disponível a partir dos 97 582 Euros, já incluindo os impostos em vigor neste momento.