A notícia foi já confirmada pelo próprio fabricante, que promete agora agir rapidamente, com vista à resolução do problema: o Porsche Taycan vai ser alvo de uma chamada às oficinas em todo o mundo, para que seja reparada a mangueira dos travões dianteiros, a qual pode vir a provocar um mau funcionamento do sistema de travagem. Em Portugal, serão cerca de 350.
A decisão que levou ao despoletar deste recall global do modelo Taycan baseia-se num problema que terá sido detectado num número reduzido de carros e que passa pelo surgimento, na mangueira do óleo dos travões dianteiros, de pequenas fissuras.
Nestes casos, o tubo poderá começar a verter óleo, levando a uma perda de pressão e, consequentemente, a uma menor eficácia da parte do sistema de travagem.
No entanto e até para descanso dos proprietários, a Porsche também afirma que, todas as unidades que possam apresentar este problema, deverão exibir uma luz laranja, de necessidade de intervenção, no painel de instrumentos. Sendo que, nesses casos, os proprietários deverão dirigir-se a um concessionário da marca, para reparação do problema.
LEIA TAMBÉM
Chega em maio. Novo Taycan é ainda mais Porsche
Já no caso do alerta ser uma luz vermelha, a recomendação é de que o proprietário entre, de imediato, em contacto com a marca e, até que o problema esteja resolvido, não utilize o carro.
Quanto aos Taycan que não exibam qualquer advertência no painel de instrumentos, a Porsche assegura que continuam com todas as condições de segurança para se manterem em utilização.
"Realizámos algumas análises internas de qualidade e determinámos que algumas falhas podem ocorrer, em alguns casos especiais", comentou, em declarações à britânica Autocar, o director do projecto Taycan, Kevin Giek. Assim e porque "a segurança é a nossa principal prioridade, decidimos que é preciso optimizar as mangueiras dos travões no eixo dianteiro, fazendo uma intervenção".
Entretanto, "redesenhámos as mangueiras com novos comprimentos, pontos de travagem e uma nova cinemática, o que nos permite garantir que não voltaremos a ter essa falha".
Explicando que o problema foi detectado em menos de 1% dos mais 150 000 Taycan já comercializados em todo o mundo, desde que o carro foi lançado em 2020, a Porsche promete agora contactar todos os proprietários de unidades Taycan, convidando-os a passarem pelos concessionários, onde será instalada, no veículo, a nova mangueira de substituição.
Cerca de 350 só em Portugal
Segundo a TURBO apurou já junto da Porsche Ibérica, em Portugal, o problema deverá abranger cerca de 350 unidades do Taycan, sendo que, o objectivo dos responsáveis nacionais da marca, é dar início aos contactos com os proprietários, já durante a próxima semana, início do mês de julho.
A intervenção, que deverá levar cerca de duas horas, será feita, de forma gratuita, para o proprietário, e não afectará, seja de que forma for, a garantia de fábrica, afirma o fabricante.