Para já tendo o 4S como versão de acesso, o primeiro modelo 100% elétrico da Porsche, o Taycan, vai, no entanto, ter em breve uma outra versão base, apenas com tracção traseira, menos autonomia, mas também com um preço bem mais acessível.
Embora ainda em fase de lançamento, o primeiro elétrico da Porsche ameaça já tornar-se um verdadeiro sucesso. Que, na realidade, só mesmo o preço elevado daquela que é a versão de entrada, o Taycan 4S, acaba limitando a capacidade de implementação do modelo.
Consciente desta realidade, a Porsche veio já confirmar aquilo que, até aqui, não passavam de rumores, e que passa pelo lançamento de uma nova versão de entrada do elétrico de Zuffenhausen, mais básica, mas também mais acessível.
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Segundo o fabricante, esta nova versão, que em termos estéticos poucas alterações sofrerá face aos restantes modelos da gama Taycan, deverá, no entanto, "perder" a tracção integral. Além de, tudo o indica, recorrer a uma bateria mais pequena que a solução de 79,2 kWh utilizada no Taycan 4S.
Uma estratégia já conhecida
Esta estratégia, de fazer o lançamento com as versões mais potentes e com maior sex-appeal, deixando as variantes mais "modestas" para mais tarde, não é, de resto, nova na Porsche, que já fez o mesmo, por exemplo, com o 911 - primeiro foram lançados o Carrera S e 4S, e só depois é que foram acrescentados o Carrera de acesso, além do topo-de-gama Turbo S.
No caso do Taycan, o lançamento do modelo 100% elétrico aconteceu com o Turbo e Turbo S, a que se seguiu o 4S.
Com um preço pouco acima dos 110 mil euros, o Porsche Taycan 4S conta com tracção integral e uma potência máxima de 571 cv, contra os 761 cv do Taycan Turbo S. O qual e ao contrário do primeiro, conta já com um chassis mais evoluído, quatro rodas direccionais e barras estabilizadoras activas.
Por outro lado e fruto da menor potência, o Taycan 4S consegue uma autonomia anunciada, no ciclo WLTP, de 463 quilómetros.
Versão base apenas com tracção traseira
Quanto à futura versão de entrada, diferenciar-se-á, desde logo, por abdicar do motor elétrico sobre o eixo dianteiro, mantendo apenas o motor que actua no eixo traseiro.
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Também fruto desta opção, o novo Taycan base poderá anunciar uma potência a rondar os 455 cv, o valor que anuncia o eixo motriz traseiro dos Porsche Taycan Turbo e Turbo S, com o motor elétrico associado à mesma caixa de apenas duas relações integrada também no eixo traseiro, que é possível encontrar em todos os Taycan.
Quanto à questão da bateria e tomando como exemplo a actual versão de entrada de gama, o 4S, que com uma Performance Battery de 79,2 kWh brutos (71 kWh úteis), consegue anunciar uma autonomia WLTP de 407 km, é caso para acreditar que a futura versão base pudesse, com o mesmo pack, mas também com menos potência e mais leve, tornar-se a rainha da autonomia, entre pares.
Contudo, as informações mais recentes apontam no sentido de que esta nova versão conheça uma redução, também, na capacidade da bateria. Passando a ostentar, sim, um pack de 60 kWh úteis, que deverá permitir-lhe oferecer uma autonomia a rondar os 400 km.
Resultado, igualmente, desta decisão, a certeza de uma descida, também, no preço, o qual, face à ordem de grandeza que o Taycan 4S anuncia, poderá ficar-se abaixo dos 100 mil euros.