Apresentado ao mundo em 2019, o sucesso daquele que ficará para a história como o primeiro desportivo 100% elétrico da Porsche, não tem parado de crescer. E, porque a tendência é para manter, a marca de Züffenhausen acaba de apresentar um pacote de atualização de software para o Taycan, que, além de não ter qualquer custo para clientes, ainda vem garantir mais autonomia.
Numa altura em que são já mais de 75 mil as unidades da família Taycan entregues a clientes em todo o mundo, a Porsche mostra não querer adormecer sobre os louros já alcançados, com o seu primeiro modelo 100% elétrico. Preferindo, pelo contrário e aproveitando as mais-valias que a tecnologia vai proporcionando para este tipo de veículos, continuar a trabalhar num desportivo que, hoje em dia, já vende bem mais do que, por exemplo, o icónico 911!
Aproveitando o momento do lançamento do chamado Model Year 2023 (MY2023), a marca de desportivos alemã acaba de dar a conhecer, precisamente, uma série de atualizações de software, que, disponíveis para todos os Taycan já em circulação (os novos trarão já de fábrica estas melhorias) e, sublinhe-se, sem quaisquer custos para os proprietários, prometem tornar-se ainda mais apetecível qualquer um dos elementos da família Taycan.
Assim e para começar, melhorias e novas funções no já conhecido Porsche Comunication Management (PCM), Porsche Connect e sistemas de assistência à condução, com as quais qualquer uma unidade Taycan passa a ostentar, independentemente do ano de fabrico, não apenas um layout e ícones mais modernos, como também e nos modelos que ainda não o possuíam, o serviço de música, podcast e vídeo Spotify.
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A par destas novidades, melhorias, igualmente, na experiência de carregamento, com a atualização a trazer não só um mapa melhorado na identificação de todas estações de carregamento e já com indicação dos diferentes operadores e custos, inclusive, os Superchargers da rival Tesla que estão abertos a outros EV, além de um processo de carregamento mais rápido. Resultado, também e no caso específico as viaturas que ainda não o possuíam, do carregador de bordo de 22 kW, disponibilizado de forma totalmente gratuita.
Já quanto à rapidez de carregamento e segundo também explicou a Porsche, numa espécie de mesa redonda em que a TURBO participou, as melhorias nos tempos de carregamento resultam, não propriamente de um aumento da velocidade máxima de carregamento, mas, sim, do alargar daquelas que são consideradas as condições ideais (por exemplo, no domínio térmico) que permitem ao veículo carregar as baterias no máximo da potência.
Também segundo o fabricante, as evoluções, neste domínio, acabaram permitindo, ainda, uma optimização do sistema de recuperação de energia, o qual passa a manter-se activo, independentemente do modo de condução seleccionado. Contribuindo, dessa forma e principalmente no caso das unidades Model Year 2020 e 2021, que não possuíam esta faculdade, para uma maior preservação da energia existente nas baterias e, consequentemente, um aumento da autonomia.
Autonomias sobem 50 km!
E já que falamos de autonomias, importa dizer que a Porsche não deixou de fazer as contas, tendo chegado à conclusão que, com as atualizações agora apresentadas, as diferentes versões do Taycan registarão, a par de uma redução nos consumos, um aumento médio na autonomia anunciada de cerca de 50 quilómetros.
Tal leva a que, por exemplo, o Taycan Sport passe a anunciar uma autonomia máxima de 512 km, ou 630 km em cidade; o Taycan Cross Turismo, até 490 km, ou 616 km numa utilização citadina; e o Taycan Sport Turismo, até 497 km, ou 619 km quando mantido na grande urbe.
Quanto à redução nos consumos, cujos valores WLTP oscilam entre os 21.4 - 19.6 kWh/100 km do Taycan Sport e os 26.4 e os 21.2 kWh/100 km do Cross Turismo (o Sport Turismo fica-se pelos 24.7 e os 20.2 kWh/100 km), a justificação decorre, também e no caso das versões de quatro rodas motrizes, da alteração (no software apenas) do papel motor elétrico que faz mover as rodas dianteiras. E que, quando nos modos de condução 'Normal' e 'Range', e com o carro numa velocidade estabilizada, com a função coasting em funcionamento, ou até mesmo quando imobilizado, acaba sendo desconectado, deixando, assim, de consumir energia. Ajudando, dessa forma, a aumentar a autonomia.
Já no capítulo do apoio à condução, evoluídos foram, ainda, alguns dos sistemas já disponíveis, como é o caso do ParkAssist, que passa, com esta evolução, a ter uma abrangência maior. Conseguindo, inclusivamente, identificar espaços para estacionamento mais pequenos, do que conseguia fazer nos Taycan Model Year 2020, 2021 e 2022.
A terminar e a par de tudo isto, a disponibilização, para todos os Model Year, de novas funções instaladas a pedido (Features on Demand, ou FoD) e pagas à parte, como, por exemplo, a funcionalidade abertura de portas e bagageira sem chave. Ao mesmo tempo que a capacidade de atualização over-the-air (OTA) foi igualmente melhorada.
Como instalar? Vai ter mesmo de ir à oficina…
Embora já disponível para instalação em todos os Taycan em circulação, inclusive, em Portugal - onde, segundo a TURBO conseguiu apurar, serão cerca de 400 as unidades elegíveis -, o processo de instalação destes novos upgrades vai obrigar, no entanto, a que os proprietários dos veículos tenham de deslocar-se aos concessionários oficiais.
A justificar esta obrigatoriedade, não só a enormidade de dados que estas atualizações contemplam, explica a própria Porsche, como também a questão da segurança na transferência e instalação. Dois motivos que o fabricante defende serem suficientemente fortes para que todo o processo tenha de realizar-se em ambiente controlado.
Ainda de acordo com aquilo que conseguimos apurar, em Portugal, onde atualmente três em cada 10 Porsches vendidos são Taycan, a filial nacional da marca de Züffenhausen começou já a contactar os proprietários, por carta, no sentido de agendar a passagem por um representante oficial e, assim, proceder à atualização (apenas e só) de software. Com uma certeza: embora o tempo de concretização varie consoante o Model Year, o melhor, mesmo, é contar com um dia inteiro, que terá de deixar o seu Taycan na concessão.
Contudo, também nos quer parecer, que irá valer a pena...