Com atualização de software. Porsche Taycan ganha melhor performance

A Porsche acaba de concluir uma atualização de software para o seu elétrico Taycan, a qual traz, entre outras vantagens, maior performance.

A Porsche acaba de concluir uma atualização de software para o seu desportivo elétrico Taycan, a qual vem garantir melhor navegação, maior capacidade de carregamento, e, principalmente, melhor desempenho dinâmico e capacidade de aceleração. Infelizmente, terá de passar pela oficina, para a concretizar.

Proposta como um novo pacote, do qual fazem inclusivamente parte algumas funcionalidades propostas já com o Model Year 2021, esta nova atualização de software, concebida para as versões 2020, não pode, contudo, ser instalada via Wireless. Exigindo, não somente uma passagem, mas a permanência da viatura, durante dois dias, na oficina.

Proposta sem custos, esta paragem de 48 horas vale, contudo, bem a pena, uma vez que garante importantes melhorias na viatura. A começar, pela instalação de um sistema de navegação mais avançado, capaz de fornecer informações detalhadas sobre o tráfego e faixas específicas, além de uma busca simplificada por postos de carregamento, dentro e fora da rede oficial da Porsche.

Ainda no capítulo do carregamento das baterias, o sistema passa a poder ser pré-configurado segundo o estado específico de carga, para carregamento rápido DC, ou então, com a possibilidade de ser o próprio sistema a determinar quando deve interromper o processo de carregamento. Sendo que, o próprio fluxo de energia passa a poder ser igualmente diminuído, de 270 kW para apenas 200 kW, em cada sessão, também como forma de optimizar a vida útil da bateria e o respectivo desempenho.

LEIA TAMBÉM
Já em Portugal. Porsche Taycan Cross Turismo promete espaço e versatilidade

Já no domínio do conforto, destaque para a integração do Apple CarPlay via Wireless, sendo que, no caso de veículos equipados com iluminação ambiente, esta passa a poder mudar de cor consoante a música que toca no sistema de som.

Nos carros com suspensão adaptativa, esta atualização permitir-lhes-á passar a beneficiar da função Smartlift, a qual permite ao Taycan elevar a zona frontal, ao aproximar-se de um passeio ou de uma lomba. Sendo que as localizações destes obstáculos podem, inclusivamente, ser registados no sistema, de forma a que, a partir daí, o próprio automóvel faça a operação de forma autónoma, sempre que passe por esses locais.

Finalmente, a atualização de software traz, também, uma evolução em termos de dinâmica de condução e performance, graças a um recalibrar do software da unidade de controlo responsável pelo sistema de propulsão e suspensão. E que, contribuindo para uma maior optimização do controlo do chassis, assim como da capacidade de tracção, vem permitir que, por exemplo, o Taycan Turbo S, passe a acelerar dos 0 aos 200 km/h em 9,6 segundos, ou seja, menos 0,2 segundos do que até aqui.

A par de todas estas melhorias, este upgrade contempla, ainda, a possibilidade de passar a beneficiar das chamadas Function on Demand (FoD), ou funcionalidades a pedido, embora e neste caso em concreto, passíveis de serem instaladas via Wireless.

Assim, funcionalidades como o Power Steering Plus, o Active Lane Keep Assist ou o Porsche InnoDrive, podem ser acrescentados ao Intelligent Range Manager, o qual era, até aqui, a única funcionalidade a pedido, disponível para o Taycan MY2020.

Estas funções podem ser adquiridas, assim como abandonadas, no seguimento de uma assinatura mensal, sendo que, a última opção, incluirá um período de experiência de três meses, após o qual o cliente pode decidir com quais funcionalidades quer ficar. Recebendo, a partir daí, o pacote escolhido, através da rede de dados, com a ativação a demorar apenas alguns minutos.