Numa altura em que a corrida à liderança na Mobilidade Elétrica vive um momento particularmente intenso, com novidades sucessivas, eis que o Porsche Taycan "reivindica" para si, mais um recorde: o do modelo 100% elétrico a conseguir atravessar mais depressa os EUA, de uma costa à outra!
Segundo noticia o site Carscoops, o recorde foi obtido por uma equipa de jornalistas, que, ao volante de um Porsche Taycan 4S, conseguiram ir de Nova Iorque à Califórnia, em 44 horas, 25 minutos e 59 segundos.
O percurso, num total de 2.914,4 milhas (4.690,2 km), foi realizado, em grande parte, pelo mesmo condutor, Kyle Conner, que detinha o anterior recorde, obtido ao volante de um Tesla Model 3 Long Range.
Em conjunto com os também condutores Drew Peterson e Tijman Schreur, a equipa conseguiu fazer, ao volante do Taycan 4S, uma impressionante média de 64 mph, perto de 103 km/h.
De resto e embora, nos EUA, a Tesla consiga oferecer uma maior escolha, em termos de locais de carregamento, ao longo do percurso, a verdade é que, nem mesmo a menor rede de carregamento (Electrify America) na qual o Porsche consegue abastecer, impediu o modelo alemão fazer todo o percurso em menos tempo. E, isto, salienta a publicação, mesmo com um bug no software de navegação, que terá afectado o desempenho da equipa.
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Segundo a equipa, o sistema terá, a dada altura, colocado o Taycan no Ohio, quando, afinal, já não se encontrava nesse estado americano. Invalidando, assim, a procura de postos de carregamento em redor e obrigando os jornalistas a recorrerem aos smartphones para encontrarem os desejados pontos de carga.
De resto, a falha no sistema de navegação acabou criando outros problemas, inclusive, no processo de carregamento das baterias. Isto, porque, uma das razões por que o Porsche Taycan 4S consegue carregar até 80% das baterias em apenas 22,5 minutos, tem a ver, precisamente, com a intervenção do sistema de navegação, o qual, à medida que percebe que o carro se está a aproximar do ponto de carregamento, começa a aquecer as baterias, para que, a partir do momento em que o veículo é ligado à tomada, o carregamento decorra o mais rapidamente possível.
Aliás, importa recordar que o carregamento das baterias, num veículo elétrico, não acontece sempre à mesma velocidade, mas torna-se cada vez mais lento à medida que o nível de energia se aproxima da capacidade máxima. O que faz com que, o equilíbrio entre o tempo necessário para carregar e o tempo que podemos estar parados, se torne algo difícil de alcançar.
Ainda assim, esse terá sido mais um dos segredos desvendados pela equipa de três jornalistas, que, mesmo ao volante de um modelo com menor autonomia e limitado por uma rede de carregamento menor, conseguiram terminar o desafio em cerca de hora menos, que com o Model 3.
A demonstrá-lo, o vídeo que se segue: