A Porsche acaba de anunciar o transpor de um marco importante, na caminhada rumo à Mobilidade Elétrica, com a produção do seu 100.000 veículo elétrico. Número também já ultrapassado, em termos de quilómetros percorridos, por um cliente que adquiriu o seu Taycan em Agosto de 2020.
O anúncio do transpor deste marco foi feito pelo próprio fabricante automóvel de Zuffenhausen, numa altura em que a marca tem no Taycan, e respectivas variantes, o seu único modelo elétrico.
A saída da linha de montagem da unidade 100.000 do Taycan teve lugar no passado dia 7 de novembro de 2022, ou seja, cerca de três anos após o arranque da produção na fábrica em Estugarda, em setembro de 2019.
O veículo, um Taycan Turbo S com a cor exterior Azul Neptuno, será entregue a um cliente no Reino Unido, revela a Porsche.
"Estamos muitos satisfeitos por termos atingido tão rapidamente este marco histórico de produção", afirma o Vice-Presidente da Linha de Produto Taycan, Kevin Giek, não deixando de recordar o facto de tal ter sido alcançado mesmo com "os recentes desafios criados pela escassez de semicondutores e pela situação volátil da Covid".
LEIA TAMBÉM
Debate revelador. Félix da Costa rendido à Porsche, ao Taycan e à Formula E
"Com o Taycan, começámos, decididamente com sucesso, a era elétrica", conclui o mesmo responsável.
A Porsche recorda que os três principais mercados do Taycan são os EUA, a China e o Reino Unido/República da Irlanda, isto numa altura em que o desportivo elétrico está disponível já com três estilos de carroçaria: berlina, Cross Turismo e Sport Turismo.
A par destas três variantes, o único Porsche 100% elétrico está disponível com até cinco diferentes níveis de motorização, tração traseira ou integral. Sendo que, neste momento, o Taycan S é a versão com maior autonomia, ao anunciar 513 quilómetros WLTP com uma só carga.
Clientes também já contam mais de 100.000 km
Entretanto e ao mesmo tempo que, na fábrica de Zuffenhausen, a Porsche chega aos 100.000 veículos elétricos produzidos, nas estradas, são já vários os clientes que superaram essa mesma marca, em quilómetros, com o seu Taycan.
Entre estes, surge o francês Jean-Hubert Revolon, que soma já um total de 188.119 quilómetros ao volante do seu Taycan 4S, desde que este chegou às suas mãos, em meados de agosto de 2020.
Ainda segundo o fabricante, Revolon, um empresário do ramo dos transportes, vive na região de Lyon, sendo que já visitou quase todos os países vizinhos de França, realizando distâncias diárias de até 1.200 quilómetros.
Sobre o seu Taycan 4S, o francês de 43 anos destaca "uma aderência diabolicamente boa e a máxima agilidade", além de uma fiabilidade que, até ao momento, apenas obrigou a substituir um sensor da suspensão.
Ainda assim, menos positivo, em toda esta experiência, foi uma situação de tentativa de carregamento, em que, ao ser encaminhado pelo sistema de navegação para um posto de carga, localizado numa área de descanso em autoestrada, veio a deparar-se com uma barreira que o impossibilitava de chegar ao local. Algo que a navegação devia ter contemplado e não o fez.