O CEO da Porsche Oliver Blume confirmou que a marca irá reforçar a sua oferta com um SUV elétrico grande, com um posicionamento (e preço) acima do Macan EV.
A Porsche é conhecida pelos seus automóveis desportivos, mas os resultados financeiros positivos são assegurados pelos SUV. O Macan e o Cayenne têm sido os modelos mais vendidos da marca nos últimos anos e os números deverão crescer com a chegada da próxima geração do Macan em 2023, exclusivamente elétrica.
Entusiasmados pelo sucesso de vendas dos seus SUV e pela "explosão" dos veículos elétricos, os responsáveis da Porsche já estão a pensar num novo modelo elétrico e com a carroçaria da moda: SUV.
No seu discurso durante o Dia dos Mercados de Capitais da Porsche, que decorreu no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche em Weissach, o CEO Oliver Blume anunciou o alargamento da oferta da marca: "Planeamos juntar um novo SUV elétrico luxuoso ao nosso atrativo portefólio".
O novo produzido sairá da linha de montagem de Leipzig e apesar de não terem sido avançados quaisquer detalhes, tudo indica que será maior e mais caro do que o Macan EV.
"Este novo modelo irá reforçar a nossa posição no segmento de luxo. Estamos a procurar atingir segmentos com mais elevadas e pretendemos alcançar desta forma novas oportunidades de vendas", sublinhou Oliver Blume
Elétricos serão 80% das vendas em 2030
Com este novo SUV elétrico, o futuro Macan EV e os modelos 718 elétricos, a Porsche está a caminho de atingir o objetivo de 80% de vendas de veículos elétricos em 2030.
O novo modelo poderá ser semelhante ou não a um protótipo de um SUV elétrico apresentado aos concessionários em novembro de 2021, que parecia ser "em parte uma berlina e em parte um crossover".
LEIA TAMBÉM
Desfeitas as dúvidas. Herbert Diess confirma Audi e Porsche na Fórmula 1
A informação transmitida aos concessionários era que aquele modelo era um híbrido recarregável, mas que uma versão totalmente elétrica deveria ser lançada ainda durante o ciclo de vida do produto.
O novo SUV elétrico poderá ser construído com base na plataforma PPE (Premium Plataform Electric) que está a ser desenvolvida pela Porsche e pela Audi, a qual deverá ser estreada em 2023 pelo Macan EV e pelo Q6 e-tron.