Porsche já tem solução para salvar motores de combustão

A Porsche tem vindo a investir nos combustíveis sintéticos como solução para salvar os motores de combustão. Após um primeiro investimento...

A Porsche tem vindo a investir nos combustíveis sintéticos como solução para salvar os motores de combustão. Após um primeiro investimento no Chile, a marca alemã anunciou a aquisição de uma participação de 12,5% na HIF Global, empresa especializada na produção deste tipo de combustível.

A Porsche adquiriu uma quota de 12,5% na HIF Global, uma empresa que detém várias instalações para produção de combustíveis sintéticos em todo o mundo, incluindo no Chile, onde a Porsche, a Siemens Energy e a ExxonMobil já embarcaram na produção de combustíveis.

O mais recente investimento de 69 milhões de euros veio complementar um anterior de 23 milhões de euros no projeto-piloto na fábrica de Haru Oni, em Punta Arenas, no sul do Chile.

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A HIF irá utilizar o investimento da Porsche e de três outras entidades na expansão das operações na América do Sul, Estados Unidos e Austrália, onde as fontes renováveis como a solar produzem a elevada quantidade de energia necessária para a criação de combustíveis sintéticos de baixas emissões. A fábrica do Chile já utiliza energia eólica dedicada para produzir os seus combustíveis sintéticos.

O interesse da Porsche em combustíveis sintéticos não é de agora, já que a empresa tem vindo a investir neste tipo de produto para salvar os motores de combustão interna. A Porsche decidiu utilizar os combustíveis sintéticos no seu troféu monomarca, quer nos testes, quer nas corridas, os quais não têm qualquer impacto negativo nas prestações nem na vida do motor.

Utilização alargada

A Porsche pretende ainda utilizar combustíveis sintéticos nos centros de experiência de condução, assim como no primeiro depósito de todos os seus veículos entregues aos clientes, mesmo aqueles fabricados depois de 2030. 

A Fórmula 1 também irá utilizar apenas combustíveis sintéticos a partir da temporada de 2026 e, por isso, não será de estranhar o regresso da marca ao escalão mais alto do automobilismo mundial.

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A produção de combustíveis sintéticos ainda está a dar os primeiros passos. A fábrica de Santiago do Chile só irá atingir a capacidade máxima de produção em 2025, altura em que terá capacidade para disponibilizar cerca de 550 milhões de litros por ano.

Apesar deste investimento na HIF não aumentar a produção na unidade do Chile, será utilizado na criação de novas instalações em todo o mundo, além de acelerar o desenvolvimento, tornando os processos de produção necessários para sintetizar combustíveis sintéticos não só mais eficientes, mas, também, mais acessíveis.