Porsche desenvolve segunda geração do Taycan e Panamera EV

Com base na nova plataforma SSP Sport, a Porsche está a trabalhar na segunda geração do Taycan e na versão elétrica do Panamera.

Com base na nova plataforma SSP Sport, a Porsche está a trabalhar na segunda geração do Taycan e na versão elétrica do Panamera. Os dois modelos terão dimensões diferentes e fazem parte de uma gama de seis veículos elétricos que serão lançados pela marca até final da década. Entre eles incluem-se o Macan EV, o Cayenne EV e um novo SUV de sete lugares. 

A Porsche está a preparar o lançamento da segunda geração do elétrico Taycan que terá a companhia de uma versão elétrica do Panamera, dando seguimento ao novo plano "luxuoso eletrificado" da Porsche que prevê a introdução de até seis modelos elétricos até ao final desta década.

Os novos Taycan e Panamera EV serão baseados na versão desportiva da arquitetura Scalable System Platform do Volkswagen Group, que está a ser desenvolvida pela Porsche. 

Gama Taycan atual da Porsche

A chamada estrutura SSP Sport adota a base da arquitetura SSP que está a ser preparada para ser utilizada por outros modelos elétricos de maior volume do Volkswagen Group. Segundo a Autocar, será combinada com "módulos específicos da Porsche".

Desenvolvimento conjunto

Entre os desenvolvimentos na arquitetura que está a ser trabalhados pela Porsche na nova plataforma SSP Sport incluem-se um habitáculo baixo, graças à utilização de um pack mais fino de bateria, e zonas dos pés nos lugares traseiros, similares às usadas na plataforma J1 no atual Taycan.

As zonas dos pés nos lugares traseiros serão cruciais para proporcionar ao Panamera elétrico uma configuração comparável ao atual Panamera, assim como um baixo centro de gravidade para um melhor comportamento dinâmico.

Porsche Panamera EV terá um visual parecido com a versão de combustão

O Panamera elétrico vai ser vendido ao mesmo tempo do que os atuais modelos de combustão e híbrido recarregável, os quais são baseados na plataforma MSB da Porsche.

A engenharia do Panamera elétrico está a ser efetuada ao mesmo tempo que a do novo Taycan, devendo chegar ao mercado em 2027.

O Panamera EV ainda está nos primórdios do seu desenvolvimento, mas correm rumores de que terá uma distância entre-eixos e um comprimento total semelhante ao Panamera longo vendido na China (3100 mm e 5199 mm).

Caso seja verdade passará a ser um concorrente direto do Mercedes-AMG EQS 53 e do Lucid Air em termos de dimensões.

Novo SUV de sete lugares

Será de referir que o Taycan atual tem uma distância entre-eixos de 2900 mm e um comprimento de 4963 mm, sendo de esperar que as dimensões do novo modelo sejam semelhantes, pelo que os dois elétricos da Porsche serão diferentes em termos de comprimento.

Embora o Panamera elétrico e a segunda geração do Taycan sejam baseados na plataforma SSP Sport, os novos SUV elétricos Macan e Cayenne irão utilizar a arquitetura Premium Platform Electric (PPE) que a Porsche está a desenvolver com a Audi.

LEIA TAMBÉM
CEO da Porsche confirma SUV elétrico grande

Porém, o primeiro modelo da Porsche baseado na plataforma SSP Sport será um SUV de sete lugares com mais de cinco metros que deverá ser lançado em meados da década.

O novo SUV elétrico de sete lugares, que tem o nome de código K1, vai ser produzido na fábrica da Porsche de Leipzig, na Alemanha, assim como o Panamera EV. Este último deverá ser disponibilizado com um ou dois motores elétricos e contará com uma bateria de 800V.

Imagem semelhante 

O Panamera EV será comercializado juntamente com uma versão atualizada da segunda geração do modelo existente, que será lançada em 2023 e deverá manter-se em produção até 2030, com base num ciclo de vida prolongado do produto, permitindo aos clientes optar por uma motorização tradicional de combustão, híbrida recarregável ou elétrica, dependendo do mercado e do quadro regulatório.

O estilo do Panamera EV será muito parecido aos congéneres de combustão interna e híbrido recarregável. O mesmo princípio estende-se ao Macan e Cayenne, que deverão ser elétricos em 2024 e 2025, respetivamente. 

Segundo avançou fonte da Porsche à Autocar, as partes dianteira e traseira serão específicas, mas tudo o resto será semelhante.