Já com preços. Novo Porsche Panamera mais elétrico e requintado

A Porsche renovou o Panamera com um conjunto importante de tecnologias inovadoras, graças ao quais consegue uma autonomia elétrica de 90 km

A Porsche renovou o Panamera. Embora herde os genes do modelo atual, bem como do Taycan, a nova geração da berlina de luxo tem um conjunto importante de tecnologias inovadoras, com destaque para o sistema híbrido que anuncia uma autonomia elétrica de 90 km

O novo Porsche Panamera tem uma aparência ainda mais requintada, ao mesmo tempo que reforça o toque desportivo que caracterizou as duas gerações anteriores. Novidade (face ao antecessor) é o facto de contar com uma única carroçaria, não estando prevista a derivação Sport Turismo.

Com cinco metros de comprimento, a carroçaria foi bastante redesenhada. Na frente, o "capot" possui duas nervuras que enfatizam o "músculo", os grupos óticos com quatro LEDs principais são idênticos aos do Taycan, enquanto as entradas de ar são de maiores dimensões.

A Porsche renovou o Panamera com uma aparência mais requintada, além de uma maior competência técnica, como se percebe, por exemplo, no tempo de carregamento das baterias da versão E-Hybrid, reduzido para as 2h39m

As jantes, que podem chegar às 21 polegadas, são igualmente novas, com aperto central, para reforçar o "toque" desportivo, enquanto na traseira destaca-se imediatamente a "faixa" LED que percorre toda essa zona e que divide o para-choques da tampa da bagageira.

Interior mais Taycan

Mais significativas, ainda, são as mudanças no interior, onde requinte e a qualidade dos materiais combinam na perfeição com o reforço dos detalhes que acentuam o caráter desportivo.

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O couro de alta qualidade que reveste o tablier e os bancos, com formas mais envolventes e mais possibilidades de regulação (elétrica), o forro do tejadilho em Alcantara, ou a nova iluminação que percorre o habitáculo, prendem a nossa atenção, mas mais importante, ainda, é o "legado" Taycan, que a marca designa de Porsche Driver Experience. Consiste da combinação perfeita de todos os elementos que colocam o condutor no centro da ação e que torna todas as operações ainda mais intuitivas.

São os casos da consola central onde estão alojados diversos comandos e, principalmente, do inteiramente novo tablier onde tudo está "arrumado" de forma criteriosa: à nossa frente, o painel de instrumentos curvo, inteiramente digital, concentra as principais informações de condução, no que é ajudado pelo "head-up display", ao centro surge um ecrã de grandes dimensões que centraliza as funções de infoentretenimento (sistema de navegação, sistema de áudio, funcionalidades de conectividade, climatização, etc), enquanto em frente do acompanhante surge um terceiro ecrã que este pode configurar de forma individual.

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Claro que num Porsche falamos pouco dos lugares traseiros… o que, neste caso, não faz sentido. O Panamera é uma berlina que não se faz rogada a um comparativo com um Mercedes Classe S, pelas dimensões mas, principalmente, na forma como acolhe os ocupantes dos lugares traseiros: com absoluto requinte e conforto.

Elétrico até 90 km

Conduzimos o novo Panamera num trajeto que, sendo curto, permitiu, ainda assim, comprovar que a Porsche foi competente ao ponto de conseguir melhorar o que já era muito bom – não seremos desmentidos aquando do teste mais completo que iremos realizar. E não foram retoques: o novo Panamera está ainda mais competente em aspetos como o conforto e a capacidade de responder aos desafios da condução desportiva.

Em ambos os casos, mérito do novo sistema PASM com a nova suspensão pneumática a receber amortecedores de câmara dupla e duas válvulas que permitem uma melhor e mais rápida adequação às condições do piso.

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A principal novidade é, no entanto, o sistema Porsche Active Ride que controla de forma mais eficaz os movimentos verticais, longitudinais e transversais da carroçaria. Dito de outra forma, as inclinações laterais ou quando aceleramos ou travamos bruscamente são totalmente eliminadas, com vantagens para a condução desportiva, bem como para o conforto e complemento muito relevante para o sistema de eixo traseiro direcional que melhora substancialmente a capacidade de inserção em curva.

Ainda do lado da tecnologia, grande destaque, também, para o novo sistema híbrido da versão E-Hybrid. O bloco V8 a combustão, com 4,0 litros de cilindrada foi significativamente reformulado, o mesmo acontecendo com a caixa PDK de oito velocidades que possui no interior um novo motor elétrico muito compacto, com 140 kW de potência (190 cv) e 450 Nm de binário.

A combinação entre os dois motores resulta numa potência combinada de 500 kW (680 cv) e nada menos do que 930 Nm, capaz de levar o Panamera E-Hybrid até aos 315 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos.

O novo Panamera está ainda mais competente em aspetos como o conforto e na condução desportiva
O novo Panamera está ainda mais competente em aspetos como o conforto e a condução desportiva, com a versão base a realizar, a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,1s

Não menos relevante, a energia é fornecida por uma nova bateria com 25,9 kWh que assegura uma autonomia elétrica que, de acordo com os dados oficiais, chega aos 90 km.

Chega em fevereiro… a partir de 134 341 Euros

As primeiras entregas do novo Porsche Panamera estão previstas para fevereiro. Além da versão Turbo E-Hybrid estará disponível o Panamera 4, com 3.0 litros de cilindrada e 350 cv de potência, que anuncia 270 km/h de velocidade máxima.

Quanto a preços, a versão base vai estar disponível a partir de 134 341€, enquanto Panamera 4 terá como preço de entrada 141 118€. Já o Turbo E-Hybrid, também disponível desde o lançamento, começará nos 206 824€.

Qualquer uma das três versões já está disponível para encomenda.

https://youtu.be/XilB28TPTJ0?si=g1PLKwnA7VQFNP5c