Estreadas ainda em 1955, a Porsche decidiu levar mais além as suas capacidades de personalização, traduzidas hoje em dia no programa Exclusive Manufaktur, para permitir, inclusivamente, a criação de versões one-off dos seus modelos. Dito de outra forma: pretende um 911 diferente de tudo o que existe? É só pedir!...
Hoje em dia um serviço muito comum, em particular, entre os construtores de automóveis de luxo, a personalização, no caso da Porsche, promete, contudo, atingir um novo patamar. Nomeadamente e através de um esforço conjunto do programa Exclusive Manufaktur, da divisão Tequipment e do departamento Classic, desenvolvendo versões únicas e exclusivas de modelos da marca.
Ainda segundo o construtor, esta nova medida é assumida como uma espécie de reedição daquele que foi o programa 'Sonderwunsch'. Designação que pode ser traduzida para "Pedido Especial", e que se manteve em vigor durante a década de 70 do século passado.
Para tal, a Porsche ampliou a gama de produtos e serviços possíveis de realizar pelas suas divisões de customização, de forma a poder transformar um modelo produzido em série, num veículo único e do qual não existe outro igual.
LEIA TAMBÉM
A par do Macan EV. Porsche Boxster EV também a caminho e para breve
Assim, opções como o aspecto exterior, decorações específicas, estampas nos tapetes, aplicações iluminadas ou projectores de logótipo nas portas, passam a ser passíveis de aplicação, ajudando a tornar o futuro proprietário uma espécie de designer do seu próprio veículo.
Aliás, as possibilidades de personalização estendem-se, inclusivamente, aos veículos usados, permitindo, também, customizações com vista à transformação em propostas offroad. Sendo que, através da Tequipment, a Porsche passa a oferecer, igualmente, acessórios e opções de retrofit para veículos individuais de clientes.
Já na área dos clássicos, a Porsche tem apostado no fornecimento de peças de substituição e restaurações de fábrica.
Ainda assim e como também é compreensível, existem limitações quanto à implementação dos desejos do cliente, não sendo possível, por exemplo, a aplicação de soluções de design inspiradas noutras marcas. Embora com a Porsche a prometer, desde já, que analisará atentamente todos os pedidos, garantindo, igualmente, que, desde que o desejado seja razoável, tal será passado à prática.
Finalmente e quanto ao perigo de surgimento de réplicas, a marca de Zuffenhaüsen promete manter em arquivo todas as solicitações pontuais, conservando assim um banco de dados para qualquer situação futura.