Continua a ofensiva. Porsche aumenta para 24 por cento participação na Rimac

A Porsche acaba de aumentar a sua participação no capital accionista do fabricante de veículos elétricos Rimac, de 15,5%, para 24%.

Depois de aqui termos noticiado a intenção da Porsche de participar no encontro para investidores promovida pela Rimac, eis que, já esta segunda-feira, surge a notícia da confirmação das intenções da marca de Zuffenhaüsen: a Porsche voltou a aumentar a sua participação no capital accionista do pequeno construtor croata de superdesportivos elétricos, de 15,5%, para 24%.

Depois de ter começado por adquirir, ainda em 2018, 10% das acções da Rimac, percentagem que decidiu aumentar para 15,5%, logo no ano seguinte, a Porsche continua, assim, a demonstrar uma confiança crescente na tecnologia de propulsão 100% elétrica que a jovem marca croata tem vindo a desenvolver, nos seus superdesportivos. Deixando, mesmo, a indicação de que, poderá não faltar muito, para que se torne accionista maioritária do fabricante fundado por Mate Rimac.

De resto e a justificar esta aposta, que implicou um investimento de 70 milhões de euros da parte da Porsche, surge também o facto da Rimac continuar numa forte tendência de crescimento e que a levou já a duplicar a sua força de trabalho, para perto de 1000 pessoas. Isto, com o objectivo declarado de conseguir passar à produção o segundo modelo da sua ainda curta história, o superdesportivo C-Two. Para o qual o fabricante anuncia uma potência máxima, 100% elétrica, de 1914 cv.

Oliver Blume, CEO da Porsche, e Mate Rimac, CEO da Rimac

Apesar da proximidade com a Porsche, a Rimac mantém, hoje em dia, parcerias técnicas e estratégicas com outros construtores automóveis, tais como o Hyundai, Kia, Aston Martin, Automobili Pininfarina, Koenigsegg e outros.

Comentando o aumento de participação na sua empresa, o fundador e CEO da Rimac recorda que "a Porsche tem sido um grande apoio para nós, desde 2018, além de que tem sido, também, um privilégio, ter uma das marcas de automóveis desportivos mais icónicas do mundo, como accionista da Rimac".

LEIA TAMBÉM
Em troca da Bugatti? Porsche prepara-se para aumentar participação na Rimac

Ainda sobre esta nova realidade, Mate Rimac afirma que "sentimo-nos orgulhosos de podermos trabalhar em conjunto [com a Porsche] em novas e excitantes produtos eletrificados, assim como com o facto da confiança da Porsche na Rimac ter resultado em várias rondas de investimento, tornando a Porsche um importante accionista da nossa empresa".

No entanto e embora satisfeito com a aposta da marca de Zuffenhaüsen na marca que fundou, Mate Rimac também garante que a Rimac "continuará uma empresa totalmente independente", com os seus projectos e accionistas a manterem-se "inteiramente separados" entre si.

Quanto à Porsche, revelou já ter feito alguns pedidos à Rimac para "o desenvolvimento de componentes em série altamente inovadores", sendo que a intenção é que as duas empresas expandam a sua atual relação de colaboração.