Veja o Porsche Panamera a bater recorde em Nürburgring

O novo Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid bateu o recorde da melhor volta ao circuito Nürburgring Nordschleife para para automóveis de luxo

O novo Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid bateu o recorde da melhor volta ao circuito Nürburgring Nordschleife para para automóveis de luxo com motores a combustão e híbridos, baixando em mais de cinco segundos a anterior melhor marca, que também pertencia ao Panamera.

Ainda não foi oficialmente lançado, mas o novo Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid já bateu o recorde da melhor volta ao circuito Nürburgring Nordschleife, para automóveis de luxo com motores a combustão e híbridos, com um tempo de 7m24,17s, baixando em 5,65 segundos a marca do modelo comparável da geração anterior.

O novo recorde foi alcançado pelo piloto de testes da Porsche, Lars Kern, que anteriormente já tinha registado as melhores marcas nesta classe em Nordschleife em 2016 e 2020, com o Panamera, sendo o mais recente com o Panamera Turbo S, com o tempo de 7m29,81s.

No Nordschleife, as capacidades dinâmicas transversais de um automóvel são particularmente importantes", afirma Lars Kern. "O novo Panamera registou melhorias significativas nessa área. Em sequências de curvas tecnicamente exigentes, como entre as secções 'Hohe Acht' e 'Brünnchen', responde com uma agilidade superior".

https://youtu.be/G_nDJNgqLZE?si=yP4kL-ReLN_aawIE

O piloto alemão baixou em mais de cinco segundos a anterior melhor marca, naquela que é uma prova do desenvolvimento constante deste modelo de quatro portas por parte da Porsche. O apoio elétrico ao motor de combustão de oito cilindros contribui para este recorde, mas não foi o único factor.

Pensado para s estrada sem esquecer a pista

"A motorização, a aerodinâmica, o chassis, os novos pneus de performance ultra-elevada da Michelin – muitos aspetos contribuíram para esta volta", refere o piloto de testes da Porsche.

"O novo chassis Porsche Active Ride deu um contributo particularmente importante. O veículo mantém-se sempre paralelo à estrada. A estabilidade em curva e a estabilidade da carroçaria estão a um nível totalmente novo", explica Lars Kern.

"Como piloto, isto dá-me uma boa sensação e sublinha ainda mais que o nosso desenvolvimento não oferece apenas conforto durante a condução no dia a dia, mas também faz uma verdadeira diferença no circuito de Nürburgring Nordschleife". 

"Nenhum outro Porsche oferece um espetro tão amplo entre conforto e carácter desportivo. O novo Panamera combina as características positivas de uma berlina exclusiva com o comportamento de um auto-móvel desportivo", salienta o germânico, que alinha no Campeonato IMSA SportsCar - GTD.

Otimização aerodinâmica

Para garantir a melhor proteção ao piloto, o Porsche Panamera de Lars Kern estava dotado com uma bacquet de competição e com célula de segurança obrigatória. Todavia, todos os restantes componentes são rigorosamente de série. 

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Os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 com dimensões 275/35 ZR 21 no eixo dianteiro e 325/30 ZR 21 no eixo traseiro, foram especialmente desenvolvidos para o Panamera. Para otimizar o comportamento dinâmico, o Aerokit em carbono, disponível como opcional, elimina a elevação do eixo dianteiro. 

Em combinação com o Gurney flap na asa traseira adaptativa em quatro vias, o resultado é a geração de downforce, aumentando, desta forma, o equilíbrio aerodinâmico.