Porsche. Novo Panamera já bate recordes ainda antes mesmo do lançamento!

O futuro Porsche Panamera acaba de arrebatar o recorde do circuito de Nürburgring Nordschleife, para automóveis executivos, com o tempo de 7m29,81s.

Mesmo com lançamento agendado apenas para o final de agosto, o próximo Porsche Panamera "atirou-se" ao lendário traçado alemão Nürburgring Nordschleife, e não fez a coisa por menos: arrebatou o recorde da pista, para automóveis executivos, com o tempo de 7m29,81s. Ou seja, cerca de 13 segundos mais rápido que o antecessor!

Sem alterações de monta face ao modelo que chegará aos concessionários, a não ser, talvez, alguma camuflagem, o Porsche Panamera que acabou fixando um novo recorde, para automóveis executivos, aos 20,832 km do traçado de Nürburgring Nordschleife, foi conduzido pelo piloto de testes da marca de Zuffenhausen, Lars Ken. O qual explicou as diferenças sentidas ao volante da nova geração do modelo.

O Panamera, o piloto... e o novo recorde
O Panamera, o piloto... e o novo recorde

"Os aperfeiçoamentos realizados no chassis e conjunto motriz do novo Panamera, foram sempre evidentes durante esta volta, naquele que é reconhecido como o circuito mais exigente do mundo," afirmou, em comunicado, o piloto. Acrescentando, que, "particularmente nas secções Hatzenbach, Bergwerk ou Kesselchen, a nova definição do sistema eletromecânico de estabilização é consistentemente efetiva e oferece ao Panamera uma estabilidade incrível, apesar do piso acidentado do circuito".

LEIA TAMBÉM
Panamera Turbo S E-Hybrid estabelece 6 recordes

Já na secção Schwedenkreuz, Lars Ken sentiu que "o Panamera beneficiou do aprimorado comportamento dinâmico e do aumento da aderência dos novos pneus desportivos da Michelin", o que, salientou, também ajudou a alcançar "velocidades de passagem em curva, que nunca pensei serem possíveis com o Panamera."

Já o vice-presidente da gama Panamera, Thomas Friemuth, recordou, após a conquista do recorde, já certificado por um notário, que "o Panamera sempre foi uma berlina exclusiva e, ao mesmo tempo, um verdadeiro automóvel desportivo", sendo que, "no novo modelo, ainda aprimorámos mais isto"

O piloto Lars Ken
O piloto Lars Ken

"A par com o aumento da potência dos motores, foram feitos melhoramentos em áreas como a estabilidade em curva, o controlo da carroçaria e a precisão da direção. Estes aperfeiçoamentos beneficiam tanto o conforto como a performance. O recorde na volta é uma prova impressionante disto", concluiu.

De referir, ainda, que a marca que passa a ser a nova volta mais rápida ao Nürburgring Nordschleife, para automóveis executivos, foi alcançada com uma temperatura ambiente de 22 graus Celsius e de 34 graus Celsius na pista. Sendo que, a tentativa, foi realizada no dia 24 de julho de 2020, às 13:49 horas, com o Panamera a cruzar a linha da meta 7:29.81 minutos depois.

O momento da volta mais rápida
O momento da volta mais rápida

Sobre o carro propriamente dito, estava equipado com bancos de competição e célula de segurança para proteção do piloto. Sendo que, quanto ao restante, o notário confirmou, segundo a Porsche, o estatuto de produção em série da camuflada berlina de quarto portas que estabeleceu o recorde.

Quanto aos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, especialmente desenvolvidos para o Panamera e utilizados na obtenção deste recorde, vão estar, também, disponíveis, em opção, depois do lançamento no mercado, em Agosto.