Pela primeira vez, a oferta do Porsche Panamera inclui três versões híbridas plug-in, denominadas e-Hybrid, e que oferecem mais potência e autonomia em modo elétrico. O Panamera Turbo S E-Hybrid passou a ser o modelo mais potente da marca desportiva alemã.
Após uma atualização de imagem na segunda geração do Panamera, a Porsche reforçou esta gama com novos modelos, com destaque para a versão de topo com 700 cv de potência e 800 Nm de binário.
O Panamera Turbo S E-Hybrid passou a ser o modelo mais potente da gama atual da Porsche, combinando um motor V8 biturbo de quatro litros com 571 cv e um motor elétrico de 100 kW (136 cv).
A autonomia elétrica também aumentou 30%, graças a uma nova bateria com uma capacidade de 17,9 kWh e aos otimizados modos de condução.
A mesma linha motriz elétrica foi introduzida no novo Panamera 4 E-Hybrid que, em associação com o motor V6 biturbo de 2,9 litros de 330 cv, oferece uma potência combinada de 462 cv.
A oferta do Panamera é complementada com o 4S, cujo motor desenvolve uma potência de 440 cv, e beneficia também as novas funcionalidades introduzidas na gama em termos de chassis, design, equipamento e infoentretenimento.
A versão híbrida plug-in deste modelo, denominada 4S E-Hybrid, apresentada recentemente, eleva a potência combinada para os 560 cv.
Pacote Sport Chrono é de série
Pela primeira vez, a Porsche vai disponibilizar três versões híbridas plug-in do Panamera, que são propostas nas três variantes de carroçaria: berlina, Executive (versão com distância entre-eixos longa) e Sport Turismo.
A estratégia da marca de Estugarda passa pelo reforço da gama E-Performance, assente numa linha motriz que inclui um motor elétrico de 100 kW (136 cv) e 400 Nm, integrado na caixa de oito velocidades de dupla embraiagem (PDK).
Os novos híbridos plug-in da Porsche vêm equipados de série com o Pacote Sport Chrono, que permite aumentar a potência e a performance.
Assim, o Panamera Turbo S E-Hybrid passou a oferecer uma potência combinada de 571 cv em vez de 550 cv, permitindo diminuir em 0,2 segundos o tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h para 3,2 segundos. A sua velocidade máxima é de 315 km/h, isto mais 5 km/h que o seu antecessor.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h do Panamera 4 E-Hybrid também diminuiu 0,2 segundos para os 4,4 segundos, enquanto a velocidade máxima aumentou 2 km/h para os 280 km/h.
A capacidade da bateria de iões de lítio também aumentou de 14,1 kWh para 17,9 kWh e os modos de condução foram otimizados para uma utilização mais eficiente da energia.
LEIA TAMBÉM
Crédito. Porsche Financial Services passa a operar também em Portugal
A Porsche anuncia uma autonomia elétrica de até 50 km para o Panamera Turbo S E-Hybrid em ciclo WLTP EAER City e de até 56 km para o Panamera 4 E-Hybrid.
Novo Panamera 4 S
O Panamera 4S recebe igualmente o Pacote Sport Chrono, que, em associação com o motor V6 biturbo de 2,9 litros com 440 cv, permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 295 km/h.
O 4S beneficia de todas as otimizadas funcionalidades introduzidas na última atualização da gama, estando equipado, de série, com o anteriormente opcional pacote SportDesign dianteiro. Este elemento inclui entradas de ar marcantes e generosas entradas ar laterais, assim como uma configuração de uma faixa de luz de uma linha.
A Porsche refere que os sistemas de controlo do chassis foram configurados em todos os novos modelos Panamera para melhorar o comportamento dinâmico e o conforto.
Em alguns casos, foi implementada uma nova estratégia de controlo. A nova geração de controlo da direção e os novos pneus asseguram melhor comportamento em curva e maior precisão.
O modelo de topo, o Panamera Turbo S E-Hybrid, surge equipado de série com os todos os sistemas de chassis e de controlo disponíveis, tal como o sistema elétrico de estabilização da carroçaria, Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport), o qual inclui o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), eixo traseiro direcional com direção assistida plus, assim como o sistema Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB).
Os novos Porsche Panamera já estão disponíveis para encomenda, estando prevista a chegada das primeiras unidades aos Centros Porsche no início de dezembro.
Em termos de preços, o Panamera 4 E-Hybrid é proposto a partir de 121.122 euros. Quanto ao Panamera 4S, os preços começam nos 146.914 euros, enquanto o topo de gama Panamera Turbo S E-Hybrid pode ser adquirido por um valor a partir de 202.550 euros.