Pouco mais de quatro anos após a apresentação, a Porsche acaba de dar a conhecer a atualização, a meio do ciclo de vida, da atual segunda geração do Porsche Panamera. A qual, mesmo com alguns retoques no design e tecnologia, tem na nova versão Turbo S de 620 cv, uma das suas principais novidades. Mas que não é a única!
Apresentada no verão de 2016, a segunda geração do Porsche Panamera recebe, agora, a já esperada atualização a meio do ciclo de vida. E que, abrangendo indiscriminadamente as três variantes - Sedan, Sport Turismo e Executive -, prefere esconder de olhares indiscretos, o mais importante das novidades, deixando à vista apenas alguns, ligeiros, retoques e alterações.
Assim e começando pelo exterior, a manutenção daquelas que são as linhas emblemáticas da marca de Zuffenhausen, acrescidas, a partir de agora, das mais- valias de um novo SportDesign Package, que passa a ser de série. E que, no caso do Turbo, acaba traduzindo-se num novo pára-choques dianteiro com entradas de ar de maior dimensão, além de uma nova e específica assinatura luminosa.
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Já a versão GTS, apresenta novos farolins escurecidos, sendo que, das novidades, fazem ainda parte, na traseira, a hoje em dia presente em praticamente todos os modelos da marca, faixa de luz LED na horizontal, e luzes traseiras também em LED. Tudo isto, a somar às também novas jantes de 20 e 21".
Passando ao interior do habitáculo, o mesmo princípio, traduzido numa renovação muito discreta, e que, basicamente, passa pela introdução de novo volante Sport com patilhas de caixa integradas, disponível no Panamera Turbo S, e a que se junta um generoso ecrã tátil de 12,3" com navegação por satélite e hotspot Wi-Fi, um sistema som premium BOSE, e bancos ajustáveis eletricamente.
A par destes argumentos e já no domínio da tecnologia, a presença, de série, da Manutenção na Faixa de Rodagem e do Reconhecimento de Sinais de Trânsito, ao passo que atributos como a Assistência à Mudança de Faixa, o Surround View, o Porsche InnoDrive com Adaptive Cruise Control, a Assistência de Visão Noturna e o Head-Up Display, surgem como parte da lista de opcionais.
Um Turbo S... mais um novo PHEV
No entanto, bem mais sumarentas, são as novidades escondidas debaixo do capot, graças, desde logo, à introdução de uma nova versão: Turbo S. A qual, com a missão de substituir a anterior Turbo, surge com um V8 4.0 Twin-Turbo a debitar 630 cv e 820 Nm de binário. Ou seja, mais 80 cv e 50 Nm que o antecessor.
Recentemente consagrado como o novo detentor da volta mais rápida, para modelos executivos, ao traçado de Nürburgring Nordschleife, o novo Panamera Turbo S anuncia uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,1 segundos, a par de uma velocidade máxima fixada nos 315 km/h. Isto, com a média nos consumos a situarem-se entre os 11,1 e os 10,7 l/100 km e emissões de CO2 que podem variar entre os 245 e os 253 g/km de CO2.
A par desta nova versão Turbo, uma nova variante híbrida plug-in, a juntar ao já existente Panamera 4 E-Hybrid de 462 cv (a caminho está, igualmente, um Panamera Turbo S E-Hybrid de 680 cv...), denominada Panamera 4S E-Hybrid. A qual combina um V6 2.0 Twin-Turbo de 440 cv, com um motor elétrico, integrado directamente na transmissão automática PDK de oito velocidades, a assegurar mais 136 cv de potência.
Combinando os dois motores, o sistema consegue propor uma potência total de 560 cv, a par de um binário máximo de 750 Nm. Dois números que, por sua vez, asseguram uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos, além de uma velocidade máxima de 298 km/h.
Utilizado em modo exclusivamente elétrico e recorrendo apenas às baterias com uma capacidade aumentada para 17,9 kWh, o Panamera 4S E-Hybrid promete uma autonomia, sem emissões, de cerca de 54 quilómetros.
Restantes versões também com melhorias
A par destas duas novas versões, melhorias, igualmente, nas restantes variantes já conhecidas, a começar pelo GTS, impulsionado pelo já referido V8 Twin Turbo, que aqui passa a debitar 480 cv (mais 20 cv que antes) e 620 Nm
Já o Panamera e Panamera 4, passam a exibir o mesmo V6 2.9 bi-turbo, a anunciar 330 cv e 450 Nm, mantendo, basicamente, as mesmas prestações.
Uma melhor experiência de condução
Com estes aumentos de potência, o agora renovado Panamera passa a anunciar, igualmente, uma experiência de condução mais envolvente, neste caso, graças, também, às melhorias realizadas no chassis e nos sistemas de apoio à condução. Tudo, com o objectivo de acentuar, quer as sensações desportivas, quer o conforto a bordo do automóvel.
De resto, o próprio Porsche Active Suspension Management (PASM) foi reformulado, visando um funcionamento mais confortável das suspensões, ao mesmo tempo que o sistema elétrico de estabilização da carroçaria, de forma a garantir uma menor susceptibilidade às transferências de massas.
Chega em Outubro
Já disponível, também no mercado nacional, para encomenda, as primeiras unidades do novo Porsche Panamera só deverão, no entanto, chegar a Portugal, em outubro.
Quanto a preços, a atualização do Porsche Panamera está disponível, entre nós, a partir de 120 930,00 euros, versão RWD; 125 973,00 euros, o Panamera 4; 139 164,00 euros, o Executive; 132 574,00 euros, o Panamera 4 Sport Turismo; 138 589,00 euros, o 4S E-Hybrid; 189 531,00 euros, o GTS; e, finalmente, 238 569,00 euros, o Turbo S.