Fomos a Espanha, ao circuito Monteblanco, conduzir o novo Porsche Panamera e ficámos mais impressionados com a suspensão do que com os motores. Não é comum, mas é verdade. A nova suspensão Active Ride é, realmente, única.
Anos de acompanhamento contínuo do lançamento de novos modelos da Porsche prepararam-nos para o aumento esperado da potência. É inevitável. Os novos modelos serão sempre mais potentes do que os que vêm substituir.
Assim, foi com alguma naturalidade que nos sentámos ao volante do novo Porsche Panamera Turbo E-Hybrid de 680 cv. Fundimo-nos com o trânsito matinal sevilhano, para uma viagem sem história até ao circuito Monteblanco.
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Suspensão pneumática de série
Destaca-se o conforto da suspensão pneumática, de série para todas as versões do novo Porsche Panamera. O interior mantém as comodidades e o bom gosto na combinação de materiais e acabamentos caraterísticos do Panamera.
Seguindo a linha de design do Taycan, os ecrãs de 12,3 polegadas, um para o painel de instrumentos, o outro para o entretenimento, podem ser complementados por terceiro mostrador com 10,9 polegadas. Esta opção permite ao acompanhante aceder diretamente ao entretenimento ou mesmo ver vídeos. A segurança está garantida por um tratamento que torna o ecrã opaco quando visualizado do lado do condutor.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/porsche-panamera-2024-10.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/porsche-panamera-2024-11.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/porsche-panamera-2024-12.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/porsche-panamera-2024-13.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/porsche-panamera-2024-14.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/porsche-panamera-2024-15.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/porsche-panamera-2024-16.jpg]O comando da nova caixa PDK, reforçada para trabalhar com binários superiores a 900 Nm, migrou da consola central para o tablier, do lado direito do volante. Uma solução que permite otimizar o espaço na consola entre os bancos dianteiros.
Tudo normal. Nada que não se esperasse da nova geração uma berlina de luxo com a assinatura Porsche. As surpresas começaram quando fomos convidados a entrar para o novo Porsche Panamera equipado com a suspensão Active Ride.
Mais rápido é difícil
Disseram-nos que aumenta a altura ao solo em 5,5 cm para facilitar o acesso. O que não nos disseram é que o novo Porsche Panamera salta e apara a altura de acesso.
Não é a primeira suspensão pneumática com esta funcionalidade de conforto. É, isso sim, a primeira a fazê-lo de forma instantânea. Em vez de abrir a porta e contar até cinco enquanto a carroçaria atinge a altura máxima, ao condutor do Panamera com suspensão Active Ride basta abrir a porta e entrar. Mais rápido corre o risco de se tornar desconfortável para os ocupantes.
E estávamos apenas no início. Atuando de forma independente sobre cada roda, a nova suspensão opcional Active Ride (8222 €) eleva o amortecimento ativo a um novo patamar. O novo Porsche Panamera tanto pode manter-se horizontal como uma tábua, como ondular ao sabor das curvas.
O primeiro cenário corresponde ao modo Sport Plus. Os amortecedores reduzem a altura ao solo e conseguem manter a carroçaria nivelada, independentemente da velocidade de entrada e ângulo da curva. Acelerações e travagens também acontecem no plano horizontal.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/porsche-panamera-2024-5.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/porsche-panamera-2024-7.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/porsche-panamera-2024-8.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/porsche-panamera-2024-9.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/porsche-panamera-2024-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/porsche-panamera-2024-3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/porsche-panamera-2024-4.jpg]O segundo cenário, por ser uma solução de conforto, acontece no modo híbrido. Ativa-se aos 50 km/h, atingindo a capacidade máxima aos 70 km/h. Depois mantém-se estável até aos 200 km/h, velocidade a que regressa ao primeiro patamar.
Suspensão Active Ride
Como funciona, então, o Active Ride. Quando equipado com a suspensão opcional, o novo Porsche Panamera desafia a leis da física. Em vez de levantar a frente em aceleração, levanta a traseira. Na travagem faz o inverso. É muito estranho. Não faz sentido pressionar o pedal esquerdo e sentir a frente levantar ao mesmo tempo que a velocidade diminui.
Mais estranho ainda é curvar com a carroçaria inclinada para o interior da curva. Como se fosse uma moto. Quando se espera ser projetado para o exterior, o novo Porsche Panamera puxa-nos com suavidade para o interior. A inclinação máxima em cada eixo não ultrapassa os três graus.
Durante as simulações repetidas em pista, o movimento corre o risco de se tornar enjoativo. Parece um barco a navegar por águas moderadamente agitadas. Em estrada, onde as mudanças de direção fluem com menor intensidade, é mais natural.
Acompanha a estrada com um inclinar suave para o interior da curva. Por trás do movimento natural está o controlo independente de cada roda, que vai ajustando a carga de cada amortecedor ao longo da curva. A Porsche acabou de criar mais um opcional obrigatório…