Mais potente, mais limpo. Porsche Panamera reforça-se com duas novas versões E-Hybrid

Depois de ter apresentado a nova geração em novembro, a Porsche engrossa agora a sua oferta no Panamera, com o 4 E-Hybrid e o 4S E-Hybrid.

Depois de ter apresentado a nova geração em novembro último, então apenas na versão de entrada e topo de gama Turbo E-Hybrid, a Porsche engrossa agora a sua oferta no Panamera, com mais duas outras versões: o 4 E-Hybrid e o 4S E-Hybrid. Ambas com maior potência, tempos de carregamento mais curtos e maior autonomia elétrica.

Variantes híbridas da berlina desportiva de Zuffenhausen, a qual passa assim a estar disponível num total de quatro versões eletrificadas, as novidades começam com o Panamera 4 E-Hybrid, o qual troca o anterior V8 por mais pequeno mas renovado V6 de 2,9 litros biturbo a gasolina com 304 cv, e que, em conjunto com a componente elétrica também ela renovada, passa a oferecer uma potência combinada de 470 cv e um binário máximo de 650 Nm.

Com estes argumentos, o 4 E-Hybrid consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,1s, mas também atingir uma velocidade máxima de 280 km/h. Enquanto, no capítulo da autonomia elétrica, esta cresce, em meio urbano, até aos 96 quilómetros em ciclo WLTP.

LEIA TAMBÉM
Já com preços. Novo Porsche Panamera mais elétrico e requintado

Já no caso do Panamera 4S E-Hybrid, uma maior aposta na dinâmica de condução, a par de uma entrega sustentada da potência numa gama superior de rotações, ambas conseguidas com recurso ao mesmo V6 de 2,9 litros biturbo, mas a debitar 353 cv, e que, em conjunto com a componente elétrica, faz disparar a potência máxima combinada para os 544 cv e o binário para os 750 Nm. Valores que permitem ao modelo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7s e atingir uma velocidade máxima de 290 km/h.

Menos tempo de carregamento

Independentemente da versão, destaque para a inclusão de uma nova bateria de 25,9 kW de capacidade bruta e que, sem alterações em termos de dimensões físicas, oferece mais cerca de 45% de capacidade, assim como para a presença de um novo carregador de 11 kW (AC), que vem reduzir o tempo de carregamento para 2 horas e 39 minutos.

Quanto ao motor elétrico do sistema híbrido, debita agora 190 cv (140 kW) e 450 Nm, além de e graças ao design do rotor interno, mas também da sua integração na transmissão, com aproveitamento da circulação de arrefecimento do óleo da transmissão PDK, melhorar a resposta ao acelerador. Tal como contribui para um aumento significativo da autonomia elétrica, ao permitir uma recuperação de energia de até 88 kW.

Optimizados foram, ainda, os quatro modos de condução específicos E-Hybrid (E-Power, Hybrid Auto, E-Hold e E-Charge), a par dos modos Sport e Sport Plus, a permitirem, em ambos os modelos, um arranque sempre em modo E-Power, ou seja, 100% elétrico. Sem esquecer a integração no equipamento de série da suspensão pneumática adaptativa, incluindo Porsche Active Suspension Management (PASM), com amortecedores de duas válvulas, sendo que, opcionalmente, os clientes também podem optar pela suspensão activa Porsche Active Ride.

Equipamento de série também melhorado

Finalmente e em termos de equipamento, a inclusão, no 4 E-Hybrid, de soluções como os faróis em LED Matrix ou os frisos das janelas em cor Prata, mas também das jantes de 19" e pinças de travão em preto. Enquanto, no 4S Hybrid, a diferenciação é feita através das jantes Panamera AeroDesign de 20 polegadas, saídas de escape desportivas em cor Prata e pinças de travão (de dez êmbolos no eixo dianteiro) em Vermelho.

As pinças de travão em Verde Ácido ou em Preto, assim como os discos em compósito cerâmico (PCCB - Porsche Ceramic Composite Brake) de 440 mm à frente e 410 mm atrás, estão disponíveis, mas como parte da lista de opcionais para o 4S E-Hybrid.

A partir de 133 mil euros

Ambos já disponíveis para encomenda em Portugal, o Porsche Panamera 4 E-Hybrid tem como preço de entrada 133 019 Euros, valor que sobe para os 144 757€, quando acrescido do nível de equipamento Executive.

Já o Panamera 4S E-Hybrid, começa nos 148 796 Euros.

A entrega das primeiras unidades destas novas versões da berlina desportiva da Porsche estão previstas para o segundo trimestre de 2024.