Esta é uma viagem que não vai querer perder. Afinal, não é todos os dias que a Porsche abre as portas do seu Centro de Desenvolvimento de Weissach, local onde nascem todos os modelos novos da Porsche. Desde os primeiros desenhos, até aos testes dos protótipos em condições extremas.
O Centro de Desenvolvimento de Weissach, localizado nos arredores de Estugarda, é o local onde nascem todos os modelos novos da Porsche. Tudo começa na sala de estilo, onde uma equipa de designers e engenheiros da marca alemã define o conceito e as proporções do novo veículo.
O passo seguinte consiste na materialização do conceito na oficina das maquetas, onde diversos artesãos criam um modelo em barro que reproduz fielmente as formas definidas previamente.
Esta é uma etapa essencial no processo de design porque permite visualizar e criar as formas e proporções, para possibilitar a sua validação. Estas maquetas podem ser completadas nalguns aspetos com recurso a peças produzidas por tecnologia de impressão em 3D.
Antes da aprovação definitiva tem de ser construída a denominada "carroçaria de fluxo", que pode já integrar elementos como jantes com pneus e as peças mais pequenas que podem ter sido produzidas com a referida impressão em 3D, assim como as diversas juntas entre os diferentes painéis da carroçaria.
Otimização em túnel de vento
Para avaliar os parâmetros dessa carroçaria original e dos protótipos funcionais seguintes, as instalações do Centro de Desenvolvimento da Porsche dispõem de um túnel de vento, dotado com a tecnologia necessária para fazer a medição da superfície frontal do veículo com uma margem de erro de 0,15%.
Com recurso a um sistema de iluminação LED que incide sobre a superfície frontal e gravação com uma câmara de alta resolução das sombras produzidas, é possível calcular de forma exata da superfície frontal, um parâmetro importante para a determinação do Cx, designadamente ao nível da resistência ao ar e do consumo.
Por outro lado, esse túnel de vento, que permite simular velocidades até 300 km/h, possibilita o estudo da aerodinâmica da carroçaria, além de identificar possíveis fontes de ruído, sendo, para o efeito, utilizados 60 microfones.
Oficina própria de fundição
O passo seguinte do projeto desenrola-se na oficina de fundição, onde são criados os moldes em areia refratária das diferentes partes da carroçaria e dos restantes elementos para a produção de peças de forma artesanal. Neste processo é possível alterar os moldes em função das necessidades, além de testar diferentes ligas metálicas.
O Centro de Desenvolvimento de Weissach da Porsche dispõe ainda de 18 bancos de ensaios, onde são testados diferentes grupos motopropulsores, contando ainda com equipamentos específicos para avaliar os elementos relativos aos novos veículos elétricos como a bateria.
Na denominada "test house" é avaliado o funcionamento dos diferentes componentes eletrónicos, como o volante ou o sistema multimedia. Para o efeito são montados em vários bancos de ensaio e são ligados a um computador que simula de forma virtual todos os parâmetros pretendidos, submetendo-os a diferentes testes.
Ensaios sob diferentes temperaturas
O Centro de Desenvolvimento de Weissach também possui uma câmara climática, que permite gerar temperaturas entre -40 ºC até aos 90ºC e recriar qualquer situação climatérica.
Os veículos são sujeitos a vários testes, como ciclos térmicos, para avaliar o desembaciamento dos vidros, a abertura de portas sob temperaturas extremamente baixas ou o funcionamento do sistema multimedia sob temperaturas muito elevadas.
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Referência ainda para a garagem onde são guardados todos os protótipos construídos, que inclui 255 lugares de estacionamento em Weissach, além de 120 lugares na localidade próxima de Hemmingen.
Entretanto, a oferta vai ser reforçada com um novo parque com 1147 lugares, atualmente em construção.
A Porsche dispõe de 1900 protótipos, classificados por três tipos: com motor, em fase de construção e modelos de pré-série.