Integrado nas comemorações dos 75 anos da marca de Zuffenhausen, a Porsche acaba de dar a conhecer um concept elétrico que poderá muito bem ser considerado o sucessor espiritual do saudoso 918 Spyder, com o nome de Mission X. E que, a par das linhas deslumbrantes, tem também já desígnio determinado: tornar-se o próximo 'Rei do Ring'!
Com a Porsche a recusar-se a descartar, desde já, a possibilidade de passá-lo, num futuro próximo, à produção, a verdade é que este Mission X, para já apresentado como se de um concept se tratasse, transmite todos os sinais de já estar muito próximo daquilo que poderá ser um modelo de produção.
A sustentar esta ideia, um verdadeiro hiperdesportivo de apenas dois lugares cujas linhas exteriores facilmente fazem suspirar qualquer apaixonado, não só por este tipo de carros, mas também pela própria marca. Graças, também, a um corpo cuja aerodinâmica foi fortemente optimizada, de forma a garantir, desde logo, níveis de downforce "muito acima" dos anunciados pelo 911 GT3 RS. E que, neste caso, chega aos 860 kg, quando a velocidades a rondar os 285 km/h.
Peso vs. potência
Por outro lado e embora a Porsche pouco avance sobre a concepção, o objectivo declarado de conseguir uma relação potência-peso de 1 cv por kg, o que, levando em linha de conta a construção ultraleve que faz parte dos princípios da marca de desportivos alemã, faz acreditar que o Mission X venha a anunciar um peso verdadeiramente surpreendente e que, segundo avança a britânica Autocar, pode fixar-se entre os 1.400 e os 1.500 kg.
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Desta forma e apesar da Porsche pouco ou nada ter avançado também sobre este tema, a não ser que se encontra a "melhorar significativamente " a arquitectura elétrica de 900V, isto para que o Mission X possa carregar as baterias duas vezes mais rápido que o Taycan (ou seja, a velocidades até 450 kW), os números levam igualmente a pensar que o hiperdesportivo elétrico que reincarna conceitos do passado como o 959 ou o Carrera GT, possa vir a anunciar uma potência máxima na ordem dos 1.500 cv.
Ainda sobre as baterias, a informação, apenas, de que estarão posicionadas logo atrás dos bancos dos dois ocupantes, o que, por sua vez, remete para uma distribuição de peso idêntica à dos desportivos com motor de combustão em posição central. Embora e para já, nada se saiba sobre o tipo ou capacidade das mesmas, o mesmo acontecendo com o número ou posicionamento dos motores elétricos a que recorrerá.
Inspirado nos carros de Le Mans
Ostentando dimensões relativamente compactas, que se traduzem num comprimento de 4,59 metros, numa largura e altura de 1,99 metros, mas também numa distância entre eixos de 2,72 m, o hiperdesportivo elétrico com o qual a Porsche pretende arrebatar o título de automóvel elétrico homologado para a estrada mais rápido em Nürburgring ( o que, recorde-se, significa fazer uma volta abaixo dos 6m35s183 conseguidos pelo Mercedes-AMG One em 2022) destaca-se, ainda, pela enorme cúpula que cobre condutor e passageiro, além de portas com sistema de abertura para a frente, ao mais puro estilo de Le Mans.
Depois e já no habitáculo, a presença de bancos de inspiração bacquet em carbono, marcados igualmente pela diferença de cor entre ambos, além de várias câmaras destinadas a registar toda a acção e um módulo de cronómetro opcional, com display analógico e digital.
Modelo de produção ainda distante?
Recorrendo a um nome que não deixa de remeter para o Mission E Concept de 2015, o qual acabaria por dar origem ao atual Taycan, mas também para o Mission R de 2021, que deverá ser a base dos futuros 718 Boxster e Cayman 100% elétricos, o mais certo é que, também este Mission X, acabe por resultar num modelo de produção.
Ainda que e tomando em linha de conta aquilo que são os tempos de desenvolvimento de um novo modelo, o mais certo seja que, só lá para 2027 possamos admirar o novo e arrebatador hiperdesportivo da marca de Zuffenhausen...